Mundo

Aeroporto de Munique, na Alemanha, suspende voos após avistamento de drones

Incidente afeta quase 3.000 passageiros e ocorre antes do fim de semana da Oktoberfest

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 3 de outubro de 2025 às 08h52.

O aeroporto de Munique, na Alemanha, teve seus voos suspensos após avistamentos de drones, informou a polícia à AFP na madrugada desta sexta-feira, 3, no mais recente de uma série de incidentes semelhantes que afetaram o tráfego aéreo na Europa.

Segundo o aeroporto, 17 voos que partiriam de Munique foram cancelados durante a noite, afetando quase 3.000 passageiros. Outros 15 aviões, com pouso previsto, foram desviados para outras cidades.

A polícia não informou quando as operações serão retomadas. Os passageiros afetados em Munique receberam alimentação e assistência, segundo o comunicado.

Fechamento das pistas e avistamento de drones

Várias pessoas avistaram drones em torno do aeroporto por volta das 19h30 GMT (16h30 em Brasília) desta quinta-feira e, minutos mais tarde, as duas pistas foram fechadas por uma hora, segundo um porta-voz da polícia.

Autoridades alemãs iniciaram uma busca para identificar a origem dos dispositivos. Helicópteros da polícia foram mobilizados, mas "não há informações sobre o tipo e o número de drones", disse o porta-voz.

Contexto e impactos

O incidente aconteceu antes do último fim de semana da Oktoberfest, que atrai centenas de milhares de pessoas diariamente a Munique.

A Alemanha está em alerta máximo devido à ameaça de drones. Outros países da Europa, como Polônia e Dinamarca, responsabilizaram a Rússia por incursões recentes em seu espaço aéreo.

Autoridades alemãs alertaram para a ameaça crescente desses dispositivos, afirmando que um enxame deles sobrevoou o país na semana passada, incluindo instalações militares e industriais.

Acompanhe tudo sobre:DronesAeroportosAlemanhaMunique (Alemanha)

Mais de Mundo

Sarah Mullally é a primeira mulher nomeada chefe da Igreja Anglicana

Incêndio atinge refinaria de petróleo da Chevron

Tendência? Protestos da Geração Z geram violência no Marrocos

Derretendo da cabeça aos pés: verão mais quente do Japão derrete — literalmente — solas de sapatos