Mundo

Al Qaeda tem ganhos com turbulência no Iêmen, diz Pentágono

Secretário de Defesa disse que os EUA, que têm travado uma campanha encoberta com drones, vão continuar a combater a ameaça representada pelos militantes


	Secretário de Defesa, Ash Carter: "nós vemos que eles estão fazendo ganhos diretos no terreno, à medida que tentam conquistar território nessas linhas de batalha"
 (REUTERS/Thomas Peter)

Secretário de Defesa, Ash Carter: "nós vemos que eles estão fazendo ganhos diretos no terreno, à medida que tentam conquistar território nessas linhas de batalha" (REUTERS/Thomas Peter)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2015 às 08h57.

Tóquio - Militantes da Al Qaeda têm aproveitado a oportunidade criada pela desordem no Iêmen para obter ganhos no terreno, disse o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, nesta quarta-feira.

"A situação (no Iêmen) ainda é, obviamente, muito instável e há uma série de diferentes partes beligerantes... os houthis são uma e a Aqap é outra que têm aproveitado a oportunidade da desordem e o colapso do governo central", disse Carter durante visita a Tóquio.

Falando em entrevista coletiva, Carter disse que os Estados Unidos estão particularmente preocupados com a Al Qaeda na Península Arábica (Aqap), o poderoso braço do movimento jihadista, que, além das suas ambições regionais, tem a meta de atacar alvos ocidentais, incluindo os Estados Unidos.

Referindo-se à atividade da Aqap no Iêmen, ele disse: "Nós vemos que eles estão fazendo ganhos diretos no terreno, à medida que tentam conquistar território nessas linhas de batalha... estamos observando isso - a Aqap participando nesse tipo de luta."

Carter disse que os Estados Unidos, que têm travado uma campanha encoberta com drones contra a Aqap, vão continuar a combater a ameaça representada pelos militantes.

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoPaíses ricosEstados Unidos (EUA)IêmenIslamismoAl Qaeda

Mais de Mundo

Conselho de Segurança da ONU condena ataques israelenses em Doha em raro pronunciamento

Maduro lança operação militar de 'resistência' ante presença dos EUA no Caribe

FBI divulga imagens de suspeito do assassinato de Charlie Kirk e pede ajuda para identificá-lo

China amplia reservas estratégicas de energia para garantir segurança energética