Mundo

Aluguel de bike no Rio contabiliza 600 mil viagens

Em média, são cinco mil viagens por dia e mesmo após sete meses de funcionamento, nenhum caso de furto ou vandalismo foi registrado

Atualmente, 550 bicicletas estão disponíveis em 55 estações (Divulgação)

Atualmente, 550 bicicletas estão disponíveis em 55 estações (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2012 às 20h58.

Rio de Janeiro - Implantado em outubro, o sistema de aluguel de bicicletas do Rio já contabiliza mais de 600 mil viagens. O modelo, que inspirou o projeto piloto em São Paulo, já conta com 70 mil usuários cadastrados, entre cariocas e turistas. Em média, são cinco mil viagens por dia e mesmo após sete meses de funcionamento, nenhum caso de furto ou vandalismo foi registrado nas bicicletas, apelidadas de `laranjinhas'.

Atualmente, 550 bicicletas estão disponíveis em 55 estações, que abrangem bairros da zona sul, como Ipanema, Leblon, Laranjeiras e Copacabana, e o centro da cidade. O projeto inicial também prevê a instalação de mais cinco estações nas regiões, ainda não concluídas, mas a prefeitura e os parceiros já estudam a ampliação do sistema. Moradores da zona oeste, que contempla bairros como Barra, São Conrado e Gávea reivindicam o serviço.

A demanda pelo serviço já acarreta problemas aos usuários. No horário de pico, entre 7 horas e 10 horas, pela manhã, e das 17 horas às 20 horas, à noite, é difícil encontrar bicicletas disponíveis para aluguel nas estações. O sistema de cadastro por telefone também é alvo de críticas, sobretudo por turistas.

De acordo com a administração do Bike Rio, para atender às demandas foram realizadas melhorias no serviço, como o aumento no número de atendentes. Além disso, no horário de pico, funcionários da empresa responsável pelo serviço fazem a redistribuição das bicicletas entre as estações de maior movimento.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteTransporte e logísticaRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisBicicletas

Mais de Mundo

Portugal anuncia que reconhecerá o Estado da Palestina neste domingo, antecipando Assembleia da ONU

EUA apenas para os ricos? Trump lança programa de visto de moradia que pode custar até US$ 1 milhão

Exército israelense afirma que usará 'força sem precedentes' em Gaza

BC argentino volta a intervir no dólar e despeja US$ 670 milhões no mercado