Mundo

Americanos acreditam que EUA atravessam recessão

Mesmo com dados de recuperação moderada, mais de 50% dos cidadãos acreditam em depressão ou recesso econômico nos Estados Unidos

A mesma pesquisa Gallup revelou que os democratas, como o presidente Barack Obama, são os mais propensos a dizer que a economia está crescendo (Brendan Smialowski/Getty Images)

A mesma pesquisa Gallup revelou que os democratas, como o presidente Barack Obama, são os mais propensos a dizer que a economia está crescendo (Brendan Smialowski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2011 às 12h55.

Washington - Mais da metade dos norte-americanos dizem que a economia dos Estados Unidos está em recessão ou depressão, apesar de dados oficiais mostrarem uma recuperação moderada, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira.

A pesquisa Gallup realizada entre 20 e 23 abril entre 1.013 adultos nos EUA constatou que apenas 27 por cento acreditam que a economia esteja crescendo. Vinte e nove por cento disseram que a economia está em uma depressão e 26 por cento disseram que está em recessão, com outros 16 por cento dizendo que está "desacelerando", segundo o Gallup.

Os resultados das pesquisas têm uma margem de 4 pontos percentuais de erro, de acordo com o Gallup.

A saúde da economia dos EUA deverá ser uma questão importante para o presidente Barack Obama, um democrata, quando tentar a reeleição em 2012.

O governo dos EUA informou nesta quinta-feira que o crescimento econômico dos EUA foi mais lento do que o esperado, com 1,8 por cento no primeiro trimestre do ano, com os preços de alimentos e gasolina reduzindo poder de compra dos consumidores.

A desaceleração do crescimento no primeiro trimestre foi reconhecido na quarta-feira pelo Federal Reserve (banco central do país), que descreveu a recuperação econômica como ocorrendo a um "ritmo moderado". É um retrocesso em relação à "recuperação firme" que o Fed descreveu em março.

A pesquisa Gallup revelou que os democratas são os mais propensos a dizer que a economia está crescendo. Quarenta e três por cento dos democratas disseram que a economia está em recessão ou depressão, 13 por cento disseram que está lenta e 42 por cento disseram que está crescendo.

Sessenta e oito por cento dos republicanos e partidários do movimento conservador Tea Party disseram que a economia está em recessão ou depressão. Quatorze por cento dos republicanos e 13 por cento dos partidários do Tea Party disseram que a economia está crescendo.

Cinquenta e sete por cento dos eleitores independentes - um segmento crucial do eleitorado para a candidatura de Obama à reeleição - disseram que a economia está em recessão ou depressão e 24 por cento disseram que está crescendo.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Desenvolvimento econômicoCrises em empresas

Mais de Mundo

Governo Trump diz que revisará 55 milhões de vistos nos EUA em busca de problemas

Ataque contra helicóptero da Polícia da Colômbia deixa ao menos um morto e dois feridos

Furacão Erin provoca inundações no litoral dos EUA