Mundo

Aneel nega saída de construtora de consórcio vencedor

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirma não ter recebido qualquer tipo de notificação sobre a desistência de empresas que participam do consórcio Norte Energia, vencedor do leilão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. De acordo com a agência, o edital de licitação prevê a possibilidade de haver mudança dos sócios que […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirma não ter recebido qualquer tipo de notificação sobre a desistência de empresas que participam do consórcio Norte Energia, vencedor do leilão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. De acordo com a agência, o edital de licitação prevê a possibilidade de haver mudança dos sócios que compõem o consórcio, mas apenas após a outorga de concessão, prevista para 23 de setembro.

Caso haja desistências nos períodos anteriores à outorga de concessão, o consórcio vencedor será desclassificado, e a obra passaria a ficar a cargo do consórcio Belo Monte Energia - o segundo colocado no leilão. O grupo vencedor é liderado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e por mais oito empresas.

O possível afastamento da construtora Queiroz Galvão do consórcio Norte Energia - notícia divulgada por alguns veículos de comunicação - não foi oficialmente confirmada nem negada pela empresa.

O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, minimizou essa possibilidade. Segundo ele, nenhuma empresa deixará de participar de um investimento dessa grandeza, com tanta perspectiva de retorno.

O deságio de 6,02% obtido no leilão da hidrelétrica foi considerado "um tremendo sucesso" pelo Ministério de Minas e Energia.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaBelo MonteUsinasHidrelétricas

Mais de Mundo

Governo Trump diz que revisará 55 milhões de vistos nos EUA em busca de problemas

Ataque contra helicóptero da Polícia da Colômbia deixa ao menos um morto e dois feridos

Furacão Erin provoca inundações no litoral dos EUA

EUA e Europa buscam opções para encerrar a guerra na Ucrânia