Mundo

Animação da NASA mostra a gravidade da seca nos EUA

Dados copilados por dois satélites revelam a intensidade da seca que atingiu o país este ano e seu impacto sobre as fontes de água usadas na irrigação do campo


	As regiões mais escuras em vermelho representam condições de seca que devem ocorrer cerca de uma vez a cada 50 anos
 (Reprodução Nasa)

As regiões mais escuras em vermelho representam condições de seca que devem ocorrer cerca de uma vez a cada 50 anos (Reprodução Nasa)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 28 de setembro de 2012 às 18h03.

São Paulo – Um vídeo divulgado pela Agência Espacial Americana (Nasa) mostra o quão grave foi seca que atingiu os Estados Unidos nos últimos três meses e deixou 60% da nação em estado de emergência.

Em 53 segundos, a animação exibe a variação ao longo de 10 anos da concentração de água na superfície e no subsolo do território americano. A umidade, ou conteúdo de água, de cada camada é comparada com a média registrada no mês de setembro entre 1948 e 2009.

As regiões mais escuras em vermelho representam condições de seca que, segundo as previsões científicas, devem ocorrer apenas 2% do tempo (cerca de uma vez a cada 50 anos). Os dados foram compilados por dois satélites da agência.

Neste ano, o fenômeno comprometou a produção de grãos no país, levando a um aumento de 10% nos preços globais dos alimentos, segundo relatório do Banco Mundial (Bird). Confira a animação da Nasa:

yt thumbnail

Agora, veja este outro vídeo da NASA que mostra o grande aumento da temperatura global desde 1884 em apenas 30 segundos:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)ÁguaNasaAquecimento globalClimaSecasVídeos de meio ambiente

Mais de Mundo

Devemos agir de acordo com o pensamento da 'Geração Z', diz nova primeira-ministra do Nepal

EUA e China retomam negociações em Madri com impasse sobre tarifas e futuro do TikTok

Protestos no Nepal: número de mortos sobe para 72 após buscas

Papa Leão XIV celebra aniversário de 70 anos com milhares de fiéis no Vaticano