Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 8 de maio de 2025 às 13h10.
Última atualização em 8 de maio de 2025 às 13h37.
O Conclave já escolheu quem será o novo papa. A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina nesta quinta-feira, 8, e indicou que os 133 cardeias eleitores definiram quem será o próximo líder da instituição religiosa.
A votação durou dois dias, assim como ocorreu nas eleições de Francisco, em 2013, e Bento XVI, em 2005. Este foi o conclave mais internacional da história, com representantes de 70 países, abrangendo todos os cinco continentes.
Para ser eleito papa, o nome conquistou ao menos dois terços dos votos, que foram secretos e queimados após a contagem. Foram necessários 89 votos.
Após a fumaça branca, o anúncio oficial — o tradicional “Habemus Papam” — costuma ser feito entre 45 minutos e uma hora depois, com o novo Pontífice se apresentando à multidão na sacada da Basílica de São Pedro.
O rito determina que cardeal protodiácono - ou seja, o mais antigo entre os que pertencem à ordem dos diáconos no Colégio Cardinalício - anunciará "Habemus papam". A frase será lida pelo cardeal francês Dominique Mamberti, de 73 anos. Em seguida, o novo pontífice aparece e pronuncia a bênção "urbi et orbi" (À cidade e ao mundo).
O cardeal francês Dominique Mamberti falará:
Annuntio vobis gaudium magnum; Habemus Papam: Eminentissimum ac reverendissimum Dominum, Dominum (nome do escolhido em latim), Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinali (nome do escolhido), Qui sibi nomen imposuit (o nome escolhido para o pontificado).
Anuncio-vos uma grande alegria; Temos um Papa: O eminentíssimo e reverendíssimo Senhor, Senhor (nome do escolhido em latim). Cardeal da Santa Igreja Romana (nome do escolhido), Que se impôs o nome de (o nome escolhido para o pontificado).
Após a eleição, o Papa recém-escolhido é conduzido a um ambiente discreto ao lado da Capela Sistina, conhecido como Sala das Lágrimas. Nesse local, ele veste pela primeira vez a tradicional batina branca do papado.
Três versões do traje — nos tamanhos pequeno, médio e grande — ficam à disposição[/grifar], preparadas, diante da incerteza sobre o perfil físico de quem será eleito. A peça escolhida passa por ajustes rápidos para se adaptar ao corpo do novo líder da Igreja Católica.
O nome do local deriva do impacto emocional que marca esse momento[/grifar]. Muitos pontífices, ao se depararem com o peso do cargo, choram enquanto vestem o traje que simboliza sua nova missão espiritual e institucional.
Segundo a imprensa especializada, 15 nomes são os favoritos para ser eleito o novo papa. Entre os cardeais cotados para assumir o pontificado, destacam-se nomes que representam diferentes regiões do mundo e correntes ideológicas dentro da Igreja, desde perfis mais progressistas, alinhados ao legado de Francisco, até figuras com postura mais conservadora.
Veja aqui quem são os favoritos.