Mundo

Argentina antecipa apoio da Unasul a eleições venezuelanas

O chanceler argentino disse que o grupo dará seu "apoio absoluto" aos resultados eleitorais na Venezuela, que apontaram como vencedor Nicolás Maduro


	Eleitor cola foto de Maduro em uma de Chávez, como forma de demonstrar o seu apoio ao candidato: segundo o argentino, o objetivo é defender os processos democráticos na região
 (Tomas Bravo/Reuters)

Eleitor cola foto de Maduro em uma de Chávez, como forma de demonstrar o seu apoio ao candidato: segundo o argentino, o objetivo é defender os processos democráticos na região (Tomas Bravo/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2013 às 13h08.

Buenos Aires - O chanceler argentino, Héctor Timerman, afirmou nesta quinta-feira que a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) dará seu "apoio absoluto" aos resultados eleitorais na Venezuela, que apontaram como vencedor Nicolás Maduro, durante a cúpula extraordinária de chefes de Estado sul-americanos convocada em Lima.

Em entrevista para a "Rádio 10", Timerman afirmou que os governos da América Latina sentem a necessidade de "expressar o respaldo absoluto ao pleito realizado na Venezuela e à maneira limpa como foi realizado e de defender os processos democráticos na região".

"A reunião de Unasul também pretende expressar a preocupação do bloco pela posição dos países que questionaram a legalidade do processo eleitoral, incitando à violência", acrescentou.

A presidente argentina, Cristina Kirchner, viajará hoje a Lima para participar do encontro.

Entre os líderes que confirmaram presença está a presidente Dilma Rousseff e os chefes de Estado do Uruguai, José Mujica, da Bolívia, Evo Morales, e da Colômbia, Juan Manuel Santos.

A pequena diferença no resultado das eleições (Maduro ficou 1,8% na frente de Capriles) fez com que a oposição pedisse a recontagem dos votos. O clima de tensão aumentou no país e houve confrontos que terminaram com pelo menos oito mortos.

Os Estados Unidos não reconheceram por enquanto a vitória de Maduro e pediram uma nova apuração.

A Unasul, o maior organismo de integração sul-americano, é integrado pela Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Chile, Paraguai (suspenso do bloco atualmente), Uruguai, Venezuela, Guiana, Suriname e Peru. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaVenezuelaArgentinaEleiçõesUnasul

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher