Mundo

As 10 cidades mais caras do mundo

Estudo do banco suíço UBS mostra que Oslo, capital norueguesa, é a cidade mais cara, e que viver em Los Angeles é mais barato do que em São Paulo

Oslo, Noruega (Wikimedia Commons)

Oslo, Noruega (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2011 às 17h36.

São Paulo – Uma pesquisa feita pelo banco suíço UBS mostra que Olso, a capital da Noruega, é a cidade mais cara do mundo. Para chegar ao resultado o estudo pesquisou os preços de 112 tipos de serviços e mercadorias em 73 grandes cidades mundiais.

Atrás da capital nórdica estão as cidades suíças de Zurique e Genebra. O estudo do UBS começou em 2009 e é atualizado anualmente. Ele mostra que estas três cidades têm os maiores níveis de custo de vida do mundo, mas também pagam os melhores salários. Zurique, Genebra, Copenhagen e Oslo são as cidades onde os trabalhadores ganham melhor.

Boa parte do aumento e manutenção dos elevados custos de vida nestas cidades se explica, segundo o estudo, pelo enfraquecimento do dólar frente a diversas moedas. Por outro lado, Nova York, que no ano passado esteve entre as 10 mais caras, devido à recessão, este ano, está no 14º lugar.

Na outra ponta da lista, Mumbai (Índia), Manila (Filipinas), Nairóbi (Quênia) e Jacarta (Indonésia) aparecem como as cidades mais baratas do mundo. Duas cidades brasileiras estão na lista: São Paulo, na 19ª posição e Rio de Janeiro, na 26ª. Elas têm custo de vida superior ao de cidades como Amsterdam (29ª), Madrid (30ª) e Los Angeles (31ª).

Veja nas fotos ao lado quais são as cidades mais caras do mundo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCusto de vidaEuropaListasMetrópoles globaisNoruegaPaíses ricosRankingsRio de JaneiroSão Paulo capital

Mais de Mundo

Três pessoas morrem após descarrilhamento de trem de passageiros na Alemanha

Incêndios na Grécia: bombeiros seguem combatendo fogo, que já retirou 3,6 mil pessoas de suas casas

Trump anuncia 'maior acordo já feito' com a União Europeia, com tarifas de 15%

Trem de pouso de aeronave da American Airlines pega fogo na decolagem nos EUA