Mundo

Astrália anuncia ter frustrado atentado terrorista iminente

Dois homens foram presos

Garagem no distrito Fairfield de Sydney onde dois homens foram detidos em operação antiterrorista
 (Saeed Khan/AFP)

Garagem no distrito Fairfield de Sydney onde dois homens foram detidos em operação antiterrorista (Saeed Khan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2015 às 06h04.

Sydney - A polícia australiana anunciou nesta quarta-feira (hora local) ter frustrado um ataque "iminente" em Sydney com a prisão de dois homens e a apreensão de uma machadinha, um facão e uma bandeira islâmica.

"Os dois homens estavam se preparando para agir ontem (terça-feira). Reunimos e recebemos informações que indicavam um ataque iminente e impedimos" isso, disse Catherine Burn, sub-comissária de polícia do Estado de New South Wales.

Questionada se o ataque tratava-se de uma decapitação, Burn disse apenas que o ato era iminente e incluía o uso de um facão.

"Acreditamos que os homens iam causar danos a alguém usando algum dos objetos que identificamos e apreendemos ontem, entre eles um facão", explicou.

Os homens foram presos na terça-feira em uma casa nos arredores de Sydney e foram acusados por premeditação de ataque terrorista.

"Localizamos vários objetos, entre eles uma machadinha, um facão, uma bandeira de fabricação caseira da organização terrorista Estado Islâmico e um vídeo em que se vê um homem falando em realizar um atentado", disse Burn.

Em setembro, a Austrália aumentou seu nível de alerta antiterrorista e realizou várias operações em Sydney e Brisbane para frustrar um plano de seguidores do EI que iam sequestrar e decapitar uma pessoa.

Em dezembro, um homem nascido no Irã e conhecido por suas ideias extremistas fez 17 reféns num café do centro de Sydney. Dois desses reféns morreram.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasAustráliaPaíses ricosTerrorismo

Mais de Mundo

Chefe do Exército iraniano afirma que as ameaças israelenses não terminaram

Tragédia 'bíblica'? Vulcão entra em erupção pela 1ª vez em 450 anos dias após terremoto na Rússia

Dubai bate novo recorde e recebe 9,8 milhões de turistas no primeiro semestre de 2025