Mundo

Aumenta para 70 número de mortos após inundações no Texas

Em Kerr, mais de 400 socorristas de 20 agências governamentais federais e estaduais diferentes continuarão os esforços de busca e resgate neste domingo

Ao todo, mais de 850 pessoas já foram evacuadas sem ferimentos e oito ficaram feridas na área, onde mais de 160 resgates foram feitos por via aérea (AFP)

Ao todo, mais de 850 pessoas já foram evacuadas sem ferimentos e oito ficaram feridas na área, onde mais de 160 resgates foram feitos por via aérea (AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 6 de julho de 2025 às 14h48.

Última atualização em 6 de julho de 2025 às 19h24.

Tudo sobreEnchentes
Saiba mais

O número de mortos nas enchentes ocorridas no centro-sul do Texas subiu para 70 neste domingo, segundo as autoridades locais, enquanto centenas de policiais e voluntários continuam as buscas.

Larry Leitha Jr, xerife do condado de Kerr, um dos condados mais atingidos pelo desastre e onde 59 dos mortos foram encontrados, detalhou que 38 das vítimas são adultos e 21 menores de idade.

"Vamos continuar a busca até encontrarmos todos", disse o xerife aos repórteres nesta manhã, ao reconhecer que o número de mortos "vai aumentar".

As autoridades de outras comunidades próximas relataram nove outras mortes: três no condado de Burnet, uma no condado de Kendall, uma no condado de Tom Green e quatro no condado de Travis.

Ainda estão desaparecidas 11 menores de idade e jovens que passavam o verão no acampamento cristão para meninas Mystic, perto da cidade de Hunt, acrescentou Leitha.

Em Kerr, mais de 400 socorristas de 20 agências governamentais federais e estaduais diferentes continuarão os esforços de busca e resgate neste domingo.

As autoridades locais se recusaram a estimar o possível número de pessoas desaparecidas, já que muitas pessoas de fora da região estavam acampadas na área para as festividades de 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos.

Ao todo, mais de 850 pessoas já foram evacuadas sem ferimentos e oito ficaram feridas na área, onde mais de 160 resgates foram feitos por via aérea.

O gestor municipal de Kerrville, no condado de Kerr, Dalton Rice, disse no sábado que esta é a pior enchente na região desde 1987, quando dez adolescentes morreram.

O governador do Texas, Greg Abbott, pediu ao governo de Donald Trump que emitisse uma declaração de desastre federal e declarou um "dia nacional de oração" para este domingo.

O Serviço Nacional de Meteorologia disse que mais de 30 centímetros de chuva se acumularam em um período de apenas 12 horas na sexta-feira, elevando o rio Guadalupe perto de Hunt ao seu segundo nível mais alto já registrado, 9,9 metros.

Acompanhe tudo sobre:TexasEstados Unidos (EUA)EnchentesClima

Mais de Mundo

Líderes do Brics condenam "uso da fome como método de guerra" na Faixa de Gaza

Trump assina declaração de emergência para responder às inundações no Texas

Israel envia negociadores ao Catar mesmo com exigências 'inaceitáveis' do Hamas, diz Netanyahu

Lula defende aumentar taxação de bilionários e regular IA em 2º discurso no Brics