Mundo

Belo Monte vai ajudar a sustentar aumento do PIB

São Paulo - Em meio à polêmica sobre a construção da usina Belo Monte, no rio Xingu (PA), existem dois pontos a considerar: estima-se que o Brasil irá crescer de 4 a 5% ao ano até 2015, e que a demanda por  energia elétrica vá acompanhar esse ritmo. É aí que entra o papel de […]

Hidrelétricas: energia limpa e renovável (.)

Hidrelétricas: energia limpa e renovável (.)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

São Paulo - Em meio à polêmica sobre a construção da usina Belo Monte, no rio Xingu (PA), existem dois pontos a considerar: estima-se que o Brasil irá crescer de 4 a 5% ao ano até 2015, e que a demanda por  energia elétrica vá acompanhar esse ritmo. É aí que entra o papel de Belo Monte.

Entre as opções de geração de energia, a produzida por usinas hidrelétricas tem várias vantagens. Além de renovável, o custo é menor. "A decisão do governo de investir em hidrelétricas é de caráter econômico e o grande desafio são as questões ambientais que envolvem essas construções”, afirma João Carlos Mello,  presidente da Andrade & Canellas, consultoria na área de energia elétrica.

"Belo Monte não é a única opção de hidrelétrica que consta no cronograma do governo, mas com certeza é a que está mais próxima de atender a demanda por energia num curto prazo de tempo", ele diz.  "É a única que está de fato num estado avançado de planejamento, e o Brasil precisa de energia agora."


  Fonte: EPE

Acompanhe tudo sobre:ÁguaBelo MonteEnergiaEnergia elétricaHidrelétricasServiçosUsinas

Mais de Mundo

El Salvador aprova reforma que permite reeleição presidencial indefinida

Aumenta pressão de empresas dos EUA que importam produtos brasileiros contra tarifaço de Trump

Trump adia para 7 de agosto entrada em vigor das novas tarifas a parceiros comerciais

Tarifas de Trump: Brasil com 50%, Canadá com 35%, Suíça com 39%; veja lista de países taxados