Mundo

Ban Ki-moon se reúne com Fidel Castro em Havana

Os dois conversaram sobre segurança alimentar, proliferação nuclear, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, desenvolvimento sustentável e mudança climática


	Ban Ki-moon desembarca em Havana: secretário-geral da ONU já se reuniu na segunda com o presidente de Cuba, Raúl Castro
 (Enrique de la Osa/Reuters)

Ban Ki-moon desembarca em Havana: secretário-geral da ONU já se reuniu na segunda com o presidente de Cuba, Raúl Castro (Enrique de la Osa/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2014 às 19h59.

Nações Unidas - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se reuniu nesta terça-feira com o líder cubano Fidel Castro, anunciou o porta-voz das Nações Unidas, em um encontro em que falaram sobre conflitos internacionais, como a situação na Síria, na República Centro-Africana, no Sudão do Sul e na República Democrática do Congo.

Eles também conversaram sobre segurança alimentar, proliferação nuclear, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, desenvolvimento sustentável e mudança climática.

Duas das grandes questões que afetam Cuba, o embargo americano e a situação dos direitos humanos na ilha, não apareceram na lista de questões oficialmente discutidas entre Fidel Castro e Ban na nota divulgada pelo porta-voz da ONU, Martin Nesirky.

Nesirky, em declarações por telefone feitas direto de Havana e transmitidas à sala de imprensa da ONU, disse que Ban 'em suas reuniões com funcionários do governo cubano, colocou de forma consistente a causa dos direitos humanos'.

Também disse que o secretário-geral da ONU 'está ciente' das denúncias de prisões e de assédio a opositores cubanos durante a realização da II Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Ban está desde a madrugada de segunda-feira na ilha caribenha convidado para a cúpula, que reuniu nesta terça a maioria dos chefes de Estado e de governo do bloco, que agrupa todos os países do continente americano, exceto Estados Unidos e Canadá.

O secretário-geral da ONU já se reuniu na segunda-feira com o presidente de Cuba, Raúl Castro, sem que fossem divulgados os assuntos discutidos nesse encontro.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaDiplomaciaONU

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado