Mundo

Ban se declara decepcionado com violência em Gaza

O secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, por meio de porta-voz, expressou profunda decepção com a volta dos combates na Faixa de Gaza


	Ban Ki-moon: Ban pediu às partes para parar com a violência
 (Michael Kooren/Reuters)

Ban Ki-moon: Ban pediu às partes para parar com a violência (Michael Kooren/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2014 às 14h50.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou nesta sexta-feira sua "profunda decepção" com a volta dos combates na Faixa de Gaza após o fim da trégua humanitária e pediu às partes para parar com a violência e negociar um cessar-fogo durável.

"O secretário-geral pede firmemente às partes para não recorrer a mais ações militares que só podem exacerbar a já terrível situação humanitária em Gaza", disse seu porta-voz, Farhan Haq, em entrevista coletiva.

Ban, segundo o porta-voz, "condena os novos lançamentos de foguetes contra Israel" e considera "intolerável" que haja "mais sofrimento e morte de civis neste conflito".

"O secretário-geral pede às partes para encontrar rapidamente uma forma de voltar a respeitar o cessar-fogo humanitário e continuar as negociações no Cairo para conseguir um cessar-fogo durável", acrescentou.

Para a ONU, a extensão da trégua é "absolutamente essencial para que as negociações progridam e para responder aos assuntos por trás da crise o mais rápido possível".

Acompanhe tudo sobre:ONUPalestinaIsraelConflito árabe-israelenseFaixa de Gaza

Mais de Mundo

Trump renova pedido de demissão de Lisa Cook, diretora do Fed

Suposto assassino de Kirk 'não está cooperando' nem confessou, diz governador de Utah

Devemos agir de acordo com o pensamento da 'Geração Z', diz nova primeira-ministra do Nepal

EUA e China retomam negociações em Madri com impasse sobre tarifas e futuro do TikTok