Mundo

BCE: juro baixo não altera estabilidade de preços

Nesta quinta-feira, o BCE rompeu com uma longa tradição, comprometendo-se em manter as taxas de juros em seus atuais níveis mínimos por um longo período


	"A orientação para a frente está plenamente ancorada ao nosso mandato", disse Christian Noyer
 (Eric Piermont/AFP)

"A orientação para a frente está plenamente ancorada ao nosso mandato", disse Christian Noyer (Eric Piermont/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2013 às 10h21.

Aix-en-Provence, França - A orientação do Banco Central Europeu (BCE) de dar "um passo adiante" em sua política monetária não altera o mandato de manutenção da estabilidade dos preços, disse neste sábado o membro do conselho da autoridade monetária, Christian Noyer, minimizando o grau da mudança na prática do BCE.

Nesta quinta-feira, o BCE rompeu com uma longa tradição, comprometendo-se em manter as taxas de juros em seus atuais níveis mínimos por um longo período. Há tempos, o BCE se orgulhava de manter todas as suas opções em aberto e não assumir pré-compromissos, mas o presidente Mário Draghi disse, em uma entrevista coletiva após a reunião na sede de Frankfurt, que vai manter as taxas de juros onde elas estão, ou ainda em menor índice, por "um período prolongado".

Falando à margem da conferência, Noyer, que também é governador do Banco da França, destacou que a orientação não impede o BCE de cumprir com a manutenção da estabilidade de preços. "A orientação para a frente está plenamente ancorada ao nosso mandato", disse Noyer.

Ele também enfatizou a importância do comentário de Draghi de que, em um período próximo, o BCE vai olhar para o impacto sobre a estabilidade dos preços a partir de informações em duas áreas: desenvolvimento econômico e monetário. "(A orientação) está em linha com os dois pilares da nossa estratégia", completou Noyer. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:BCEEuropaFrançaPaíses ricosPolítica monetária

Mais de Mundo

Por que apenas sete mulheres podem vestir branco diante do Papa

"Vou fazer muito menos no futuro", diz Elon Musk sobre gastos na política

Após Trump, União Europeia se prepara para retirar sanções financeiras contra a Síria

OMS aprova acordo internacional para prevenir pandemias