Mundo

BCE preocupado com a zona do euro

Presidente do órgão pede atenção para a governança econômica e fiscal da região

Jean-Claude Trichet expressou sua "preocupação profunda" com a situação econômica da zona do euro (Ralph Orlowski/Getty Images)

Jean-Claude Trichet expressou sua "preocupação profunda" com a situação econômica da zona do euro (Ralph Orlowski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2010 às 14h06.

Frankfurt - O presidente do Banco Central europeu (BCE) Jean-Claude Trichet expressou nesta quinta-feira "preocupação profunda" em relação à governança econômica e fiscal da zona do euro, em plena crise da dívida irlandesa.

"Minha mensagem é esta, tão solene hoje quanto em 2005 (quando o Pacto de estabilidade foi revisto) e quando, em nome do conselho de governadores (do BCE) expressei preocupação profunda", declarou Trichet por ocasião da sexta conferência de bancos centrais em Frankfurt (oeste).

Tirando as lições da crise e de suas consequência, "pedimos nos últimos dias e apelamos ainda à mudança consequente na governança" da União Europeia e, mais particularmente, da zona do euro, explicou Trichet.

O BCE trabalha há vários dias com os dirigentes europeus e o Fundo Monetário Internacional (FMI) para convencer a Irlanda a aceitar ajuda externa para superar sua crise orçamentária e tranquilizar os mercados.

Acompanhe tudo sobre:EuropaUnião EuropeiaCrises em empresas

Mais de Mundo

EUA dependem do Brasil para fazer carne moída, diz entidade americana que pede fim das tarifas

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação

Venezuela diz que 'ameaças' dos EUA põem em risco estabilidade latino-americana

EUA aceita pedido de consultas do Brasil para negociar tarifaço de Trump na OMC