Mundo

Biden publica primeira foto após revelar que enfrenta câncer agressivo

Ex-presidente revelou a doença no domingo, 18; tratamento ainda é avaliado

Joe Biden e a mulher, Jill, em imagem divulgada em 15 de maio de 2025 (Reprodução/X)

Joe Biden e a mulher, Jill, em imagem divulgada em 15 de maio de 2025 (Reprodução/X)

Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 19 de maio de 2025 às 09h02.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou uma foto na manhã desta segunda-feira, 19, e deu sua primeira declaração após seu escritório revelar que ele enfrenta um câncer de próstata.

"O câncer toca a todos nós. Como muitos de vocês, Jill e eu temos aprendido que somos mais fortes nos momentos difíceis. Obrigado por nos levantar com seu amor e apoio", disse Biden, em postagem na rede social X.

Junto com o texto, ele postou uma imagem com a mulher, Jill, e um gato.

Câncer com metástase

Biden, de 82 anos, está com câncer de próstata que teve metástase para os ossos. O diagnóstico foi dado na sexta-feira, 17, e revelado no domingo, 19.

Os médicos disseram que o câncer é de nível 9, em uma escala que vai até 10, No entanto, o tumor é sensível a hormônios, segundo o comunicado, e Biden e a família estão avaliando as opções de tratamento.

Biden governou os Estados Unidos como presidente de 2021 a 2025. Ele tentou a reeleição, mas desistiu no meio da campanha, no ano passado, após ir mal em um debate. Ele cedeu o lugar a Kamala Harris, que perdeu a eleição para o atual presidente, Donald Trump.

Antes, Biden havia sido senador por três décadas e vice-presidente dos EUA por dois mandatos, de 2009 a 2017. Em 2015, Biden perdeu o filho Beau, vítima de câncer cerebral, aos 46 anos.

Na época, Beau era procurador-geral de Delaware, pai de dois filhos e cotado para disputar o governo do estado. Veterano da Guerra do Iraque, Beau foi condecorado com a Medalha de Bronze por seu serviço na Guarda Nacional. Ele também havia atuado em missões legais em Kosovo e era considerado o herdeiro político do pai. Biden, abalado com a perda, desistiu de concorrer à presidência em 2016.

A morte do filho se soma a outras tragédias familiares. Em 1972, um mês após ser eleito senador, Biden perdeu a primeira esposa, Neilia, e a filha bebê, Naomi, em um acidente de carro. Apenas Beau e o irmão Hunter sobreviveram.

Acompanhe tudo sobre:Joe BidenEstados Unidos (EUA)Câncer

Mais de Mundo

Venezuela se prepara para reação militar contra os EUA com 4,5 milhões de paramilitares mobilizados

Incerteza sobre aliança com os EUA leva Japão a reabrir debate sobre armas nucleares

EUA dependem do Brasil para fazer carne moída, diz entidade americana que pede fim das tarifas

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação