Mundo

BM pede sistema previdenciário universal na América Latina

Washington - Os países da América Latina deveriam universalizar seu sistema de previdência para que os trabalhadores informais também possam contribuir e assegurar sua aposentadoria, sugere um novo relatório do Banco Mundial (BM). O documento insiste também nas vantagens de programas de assistência social, como o Bolsa Família, que conseguiram, com um investimento público relativamente […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2010 às 23h52.

Washington - Os países da América Latina deveriam universalizar seu sistema de previdência para que os trabalhadores informais também possam contribuir e assegurar sua aposentadoria, sugere um novo relatório do Banco Mundial (BM).

O documento insiste também nas vantagens de programas de assistência social, como o Bolsa Família, que conseguiram, com um investimento público relativamente baixo, reduzir a pobreza e a desigualdade.

"Infelizmente o sistema de pensões contributivas só é possível para pessoas que estão no setor formal", disse à Agência Efe Helena Ribe, co-autora do relatório que busca "uma proteção social eficaz para todos na América Latina e no Caribe", divulgado hoje.

Helena destacou que como o setor informal é "tão amplo" na América Latina, há muitas pessoas que "não têm a oportunidade" de contribuir.

A co-autora reconhece que não se trata de algo fácil e que as reformas implicariam em um compromisso político.

Mesmo assim, insiste na ideia de que um novo sistema ajudaria a melhorar a situação social na região.

Helena acrescentou que se trata de "um princípio de solidariedade" que implica um compromisso fiscal e que levará tempo, mas que permitiria a todos ter "uma velhice digna".

Sobre programas como o Bolsa Família, Helena disse que "o custo é de 0,5% ou 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) apesar de cobrir uma grande quantidade de pessoas".

Em sua opinião, trata-se simplesmente de uma questão de estabelecer "prioridades" no gasto público, "se a prioridade será dada aos subsídios de energia e transporte, entre outros, ou a programas desta natureza".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaPrevidência Social

Mais de Mundo

Rússia atinge sede do governo da Ucrânia no maior bombardeio da guerra

Urnas abrem na província de Buenos Aires para eleições legislativas com impacto nacional

Milhares de fiéis celebram a canonização do primeiro santo millennial no Vaticano

Trump intensifica retórica repressiva com ameaça de 'guerra' em Chicago