Mundo

Bonde de Bruxelas veta acesso à internet em protesto

Bonde que circulará pelas ruas de Bruxelas impedirá que seus passageiros tenham acesso à internet, em protesto contra a censura


	Vista de Bruxelas: bonde vai circular até o próximo dia 6 de outubro
 (Wikimedia Commons)

Vista de Bruxelas: bonde vai circular até o próximo dia 6 de outubro (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2014 às 13h21.

Bruxelas - Um bonde que circulará pelas ruas de Bruxelas até o próximo dia 6 de outubro impedirá que seus passageiros tenham acesso à internet através de seus telefones celulares em um protesto contra a censura imposta a milhões de pessoas no mundo, informou a Anistia Internacional Bélgica, responsável pela ação.

O veículo amarelo, cor característica da Anistia Internacional, e que traz o slogan "A liberdade de expressão não é para todo mundo" começou a circular nesta manhã na praça do Palácio de Justiça de Bruxelas.

A iniciativa, batizada como "Tram"nesty" e que já foi realizada no último verão na cidade belga de Gent, circulará em quatro linhas de bonde da cidade até o próximo dia 6 de outubro.

Neste, quando um passageiro tentar se conectar à internet, o acesso será negado e aparecerá a mensagem: "O senhor não pode se expressar pela internet durante este trajeto. Para milhões de pessoas no mundo é assim todos os dias".

Além desta simbólica restrição no bonde, os passageiros também poderão apoiar a liberdade de expressão nas redes sociais através da hashtag "#tramnesty".

O diretor da Anistia Internacional Bélgica, Philippe Hensmans, considerou que a iniciativa é "um meio excelente de sensibilizar o público" sobre a realidade vivida em muitas partes do mundo.

"Governos de todo o mundo tomam o controle da internet para reprimir a livre expressão em linha, censurar as informações relativas a violações de direitos e vigiar os internautas de maneira não dirigida a ninguém em particular, em nome da segurança nacional", lamentou.

Acompanhe tudo sobre:CelularesCensuraIndústria eletroeletrônicaInternet

Mais de Mundo

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo

Ataque cibernético 'grave e contínuo' atinge Singapura, que acusa China; país nega envolvimento