Mundo

Brasil deve recuperar produção de petróleo, prevê AIE

A AIE estima uma produção média do país avançando dos 2,07 milhões de barris/dia no primeiro trimestre para 2,35 milhões de barris/dia na média entre outubro e dezembro de 2013


	A produção brasileira de petróleo diminuiu em cerca de 200 mil barris por dia no primeiro trimestre de 2013 na comparação com igual período de 2012
 (Alfredo Estrella/AFP)

A produção brasileira de petróleo diminuiu em cerca de 200 mil barris por dia no primeiro trimestre de 2013 na comparação com igual período de 2012 (Alfredo Estrella/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2013 às 10h55.

Londres - A produção de petróleo no Brasil caiu no primeiro trimestre e também no mês de abril, mas o ritmo deve voltar a crescer.

A previsão é da Agência Internacional de Energia (AIE), que estima uma produção média do País avançando dos 2,07 milhões de barris por dia observados no primeiro trimestre para 2,35 milhões de barris/dia na média entre outubro e dezembro de 2013.

Segundo relatório divulgado nesta quarta-feira, 12, a produção brasileira de petróleo diminuiu em cerca de 200 mil barris por dia no primeiro trimestre de 2013 na comparação com igual período de 2012.

Em abril deste ano, a tendência continuou e dados preliminares mostram que produção brasileira somou aproximadamente 1,9 milhão de barris por dia no mês, em queda de 100 mil barris/dia na comparação com um ano antes.

O recuo na produção observada no primeiro trimestre e em abril é resultado da manutenção de alguns campos de produção. Segundo a AIE, a plataforma P-54 da Petrobras, por exemplo, passou por manutenção planejada, o que afetou o desempenho da estatal. A produção da Shell também foi reduzida com os trabalhos de manutenção nos campos de Peregrino, Ostra e Argonauta.

Com o fim dos trabalhos de manutenção, a produção deve voltar ao normal e tende a crescer até o patamar de 2,4 milhões de barris por dia em dezembro. "A produção deverá aumentar com a conclusão da manutenção planejada e a produção no poço Cidade de Paraty, no campo de Lula, e da P-55, no campo de Roncador", diz o documento.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoIndústria do petróleoIndústrias em geralEnergiaIndústria

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista