Mundo

Casa Branca anuncia fortalecimento de cooperação espacial com a Coreia do Sul

Os líderes se reuniram na terça-feira, 25, para discutir a colaboração nos setores civis, comerciais e de segurança nacional, além de endereçar a crise climática e ciência espacial

EUA e Coreia: o presidente Yoon garantiu que a Coreia do Sul não conduziria testes destrutivos de mísseis anti-satélite de ascensão direta (Jim Lo Scalzo/EPA/Bloomber/Getty Images)

EUA e Coreia: o presidente Yoon garantiu que a Coreia do Sul não conduziria testes destrutivos de mísseis anti-satélite de ascensão direta (Jim Lo Scalzo/EPA/Bloomber/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 26 de abril de 2023 às 07h59.

A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, e o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, reafirmaram a intenção de fortalecer a cooperação espacial entre ambos os países, segundo comunicado oficial da Casa Branca. Os líderes se reuniram na terça-feira, 25, para discutir a colaboração nos setores civis, comerciais e de segurança nacional, além de endereçar a crise climática e ciência espacial.

Como parte do acordo de cooperação bilateral, o presidente Yoon garantiu que a Coreia do Sul não conduziria testes destrutivos de mísseis anti-satélite de ascensão direta, informa o comunicado. A Casa Branca ainda relembrou que a vice-presidente Kamala Harris fez um compromisso semelhante durante sua visita à Coreia, no ano passado.

Expansão do programa espacial

Em nota, a Casa Branca explica que o comprometimento faz parte dos esforços sul-coreanos para expandir o seu próprio programa espacial, devido a "importância de estabelecer e defender normas internacionais no espaço".

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Coreia do SulEspaço

Mais de Mundo

Preço do bife sobe 16,6% nos EUA com tarifas de Trump no radar; café tem alta de 21,7% em agosto

Embaixada dos EUA no Brasil reproduz ameaças de secretário de Trump após julgamento de Bolsonaro

Trump critica condenação de Bolsonaro pelo STF: 'Muito parecido com o que tentaram fazer comigo'

Conselho de Segurança da ONU condena ataques israelenses em Doha em raro pronunciamento