Mundo

Chanceler iraniano acha que acordo preserva programa nuclear

O acordo obtido em Genebra entre o Irã e as grandes potências preserva o programa nuclear de Teerã e enfraquece o regime de sanções, diz ministro iraniano

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif: "estrutura do programa nuclear do Irã foi preservada", disse (Alexander Klein/AFP)

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif: "estrutura do programa nuclear do Irã foi preservada", disse (Alexander Klein/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2013 às 13h09.

Teerã - O acordo obtido em Genebra entre o Irã e as grandes potências preserva o programa nuclear de Teerã e enfraquece o regime de sanções, afirmou nesta segunda-feira o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif.

"A estrutura do programa nuclear do Irã foi preservada durante as negociações e a de sanções se pulverizou", afirmou Zarif durante uma reunião de cientistas em Teerã, segundo a imprensa local.

O acordo de seis meses alcançado no domingo, depois de cinco dias de intensas negociações, limita as atividades nucleares do Irã em troca de um alívio nas sanções impostas a Teerã.

Este acordo provisório deve levar uma solução global que garanta que o programa nuclear iraniano é exclusivamente pacífico.

Javad Zarif, que foi recebido como herói em sua volta a Teerã na tarde de domingo, repetiu que o acordo inclui o direito do Irã em enriquecer urânio - questão que mais preocupa o Ocidente -, apesar de aparentemente não constar do texto, ao contrário do que afirmam os Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaÁsiaTestes nuclearesEnergiaIrã - PaísEnergia nuclear

Mais de Mundo

BC argentino volta a intervir no dólar e despeja US$ 670 milhões no mercado

Venezuela diz que há uma 'guerra não declarada' após mobilização dos EUA no Caribe

Conselho de Segurança da ONU aprova retomada de sanções ao Irã por seu programa nuclear

Venezuela anuncia treinamento de civis armados em meio a tensões com os EUA