Mundo

Chile disposto a restabelecer relações plenas com a Bolívia

Os dois países mantêm uma relação complicada desde que a Bolívia perdeu as costas marítimas em uma guerra com o Chile no fim do século XIX

O chanceler chileno, Heraldo Muñoz: "O Chile está disponível para restabelecer relações diplomáticas de imediato, se existir vontade política" (Cris Bouroncle/AFP)

O chanceler chileno, Heraldo Muñoz: "O Chile está disponível para restabelecer relações diplomáticas de imediato, se existir vontade política" (Cris Bouroncle/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2015 às 12h43.

Santiago - O Chile está disposto a restabelecer de imediato relações diplomáticas plenas com a Bolívia - em nível consular desde 1978 ante a falta de solução para a demanda marítima boliviana -, afirmou o chanceler do país, Heraldo Muñoz.

"O Chile está disponível para restabelecer relações diplomáticas de imediato, se existir vontade política", disse Muñoz em entrevista à rádio Cooperativa.

Os dois países mantêm uma relação complicada desde que a Bolívia perdeu as costas marítimas em uma guerra com o Chile no fim do século XIX.

Depois, as relações diplomáticas foram interrompidas em 1964 e em 1978, desta última vez após o fracasso de uma negociação para o tema entre os ditadores Hugo Banzer (Bolívia) e Augusto Pinochet (Chile).

"Sempre estivemos disponíveis, mas quero recordar porque foi a Bolívia que rompeu relações diplomáticas", disse Muñoz, ao descartar uma proposta formal a La Paz.

"Que o diga publicamente é uma exposição suficientemente clara e sem condições", completou o chefe da diplomacia chilena.

A Bolívia apresentou uma demanda à Corte Internacional de Justiça (CIJ) de Haia em 2013 para obrigar o Chile a negociar uma saída soberana ao mar.

La Paz considera que para restabelecer as relações com Santiago, primeiro é necessário resolver a demanda marítima.

O Chile apresentou uma objeção à competência da CIJ por considerar que as consequências da guerra com a Bolívia foram solucionadas em um tratado assinado em 1904. O tribunal deve se pronunciar a respeito no fim do ano.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBolíviaChileDiplomacia

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista