Mundo

China anuncia ajuda humanitária a refugiados sírios

Os fundos "serão destinados a "ajudar os dois governos a acomodar e melhorar a situação humanitária dos refugiados"


	Campo de refugiados sírios: a China, junto com a Rússia, vetou em três ocasiões resoluções das Nações Unidas contra o regime de Bashar al Assad
 (Adem Altan/AFP)

Campo de refugiados sírios: a China, junto com a Rússia, vetou em três ocasiões resoluções das Nações Unidas contra o regime de Bashar al Assad (Adem Altan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2012 às 12h47.

Pequim - O governo da China anunciou nesta quinta-feira o envio de ajuda humanitária no valor de 30 milhões de iuanes (US$ 4,7 milhões) para os sírios que fugiram do conflito em seu país e foram para a Jordânia e o Líbano.

Por meio de um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores disse que a ajuda será entregue em duas parcelas de 15 milhões de iuanes e os governos libanês e jordaniano ficarão encarregados de distribuí-las.

Os fundos "serão destinados a "ajudar os dois governos a acomodar e melhorar a situação humanitária dos refugiados", explicou o comunicado da chancelaria, que também pretende com o gesto "mostrar a amizade com o povo sírio".

A China já havia enviado US$ 2 milhões para organizações humanitárias sírias por meio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, destacou a agência oficial chinesa "Xinhua".

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) estima que pelo menos 157 mil sírios se deslocaram para Jordânia, Líbano, Iraque e Turquia fugindo do conflito em seu país. O número de refugiados interno é de 1,5 milhão.

A China, junto com a Rússia, vetou em três ocasiões resoluções das Nações Unidas contra o regime de Bashar al Assad. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaSíriaChinaDitaduraPrimavera árabe

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista