Mundo

China convida presidente cazaque para cúpula do G20

O lema "uma faixa, uma rota" recolhe a pretensão da política externa chinesa de criar uma nova rota comercial entre Ásia e Europa


	Nursultan Nazarbayev: os países que formam o G20 são responsáveis por 85% da economia mundial e possuem 65% da população do planeta
 (Getty Images)

Nursultan Nazarbayev: os países que formam o G20 são responsáveis por 85% da economia mundial e possuem 65% da população do planeta (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2016 às 10h45.

Astana - O presidente da China, Xi Jinping, convidou seu colega cazaque, Nursultan Nazarbayev, para participar da cúpula do G20 que será realizada em setembro no país, disse nesta quarta-feira o embaixador chinês no Cazaquistão, Zhang Hanhuey.

"Como todos sabemos, nossa cooperação alcançou um novo nível no ano passado. Nossos presidentes se visitaram mutuamente. O primeiro-ministro do Cazaquistão também realizou duas visitas oficiais à China em 2015", lembrou Zhang.

"Neste ano manteremos este nível de diálogo. Além disso, o presidente da China Xi Jinping convidou Nursultan Nazarbayev para participar da próxima cúpula do G20 em setembro", anunciou Zhang durante sua conferência "Uma faixa, uma rota: a atual política externa chinesa".

O lema "uma faixa, uma rota" recolhe a pretensão da política externa chinesa de criar uma nova rota comercial entre Ásia e Europa, uma espécie de nova "Rota da Seda", além de mediar os conflitos regionais.

Os países que formam o G20 são responsáveis por 85% da economia mundial e possuem 65% da população do planeta.

Os membros do G20 são a União Europeia, o G7 (Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália e França), Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México, Rússia, África do Sul e Turquia.

A próxima cúpula do G20 será realizada sob a presidência da China nos dias 4 e 5 de setembro na cidade chinesa de Hangzhou.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaG20Cazaquistão

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista