Mundo

China reagirá com "vigor inédito" caso EUA vendam armas a Taiwan

O governo Barack Obama indicou em agosto que Washington estava atado por uma lei que exige que os Estados Unidos façam o necessário para que Taiwan possa se defender

"Se os EUA venderem a Taiwan aviões caça F-16, a reação da China terá um vigor inédito", afirmou o jornal Global Times (Giuseppe Cacace/AFP)

"Se os EUA venderem a Taiwan aviões caça F-16, a reação da China terá um vigor inédito", afirmou o jornal Global Times (Giuseppe Cacace/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2011 às 09h53.

Pequim - A imprensa oficial chinesa pediu nesta quinta-feira aos Estados Unidos que tenham "consciência dos danos" que provocariam com uma possível venda de armas a Taiwan, à qual Pequim responderia com um "vigor inédito".

"Se os Estados Unidos venderem a Taiwan aviões caça F-16, a reação da China terá um vigor inédito", afirma a edição em chinês do nacionalista Global Times.

O Diário do Povo, órgão oficial do Partido Comunista, "pede aos Estados Unidos que tenham consciência dos danos" que seriam provocados com a venda.

O governo Barack Obama indicou em agosto que Washington estava atado por uma lei, aprovada pelo Congresso em 1979, que exige que os Estados Unidos façam o necessário para que Taiwan possa se defender.

A revista americana Defense News informou que uma delegação do Pentágono viajou a Taiwan para informar as autoridades da ilha que Washington rejeitava a demanda da ilha para a compra de 66 caças F-16C/D e que estudava uma maneira de ajudar os taiwaneses a modernizar os F-16A/B que já possui.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)VeículosChinaTransportesDiplomaciaAviõesTaiwan

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher