Mundo

Choques tribais no Sudão deixam 58 mortos

O governador disse que os choques envolveram membros da tribo Al Maseriya, que vive em Kordofan do Sul, e da Raziqat, procedente da região vizinha de Darfur

Soldado patrulha a disputada fronteira entre Sudão e Sudão do Sul: Nos combates morreram 35 integrantes da Al Maseriya e 23 da tribo rival (©AFP/Arquivo / Ashraf Shazly)

Soldado patrulha a disputada fronteira entre Sudão e Sudão do Sul: Nos combates morreram 35 integrantes da Al Maseriya e 23 da tribo rival (©AFP/Arquivo / Ashraf Shazly)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2012 às 20h19.

Cartum - Pelo menos 58 pessoas morreram nos últimos três dias em enfrentamentos tribais na província sudanesa de Kordofan do Sul, informou o governador local, Ahmad Harun, em entrevista concedida à agência de notícias oficial ''Sunna''.

O governador disse que os choques envolveram membros da tribo Al Maseriya, que vive em Kordofan do Sul, e da Raziqat, procedente da região vizinha de Darfur.

Harun afirmou que nos combates morreram 35 integrantes da Al Maseriya e 23 da tribo rival. O número de feridos nas duas comunidades foi de 24 pessoas.

O governador acrescentou que um acordo foi estabelecido entre os líderes de ambas as tribos para interromper as hostilidades e evitar novos enfrentamentos. Por enquanto, a situação está sob controle, assegurou Harun.

Ambas as tribos disputam há anos a posse de fontes de água e de pasto para o gado na região e várias conferências de reconciliação fracassaram.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaMortesSudão

Mais de Mundo

Equipes encontram restos de um dos trabalhadores presos em mina no Chile

Condenação de Uribe amplia a polarização política na Colômbia e a estende à Justiça

Ucrânia afirma ter bombardeado alvos militares e gasoduto na Rússia

Milei veta o aumento da aposentadoria da Argentina aprovado pelo Congresso