Mundo

Colômbia lança sistema de pagamento inspirado no Pix brasileiro

Sistema começa a operar em larga escala e já permite integração com empresas internacionais via EBANX

Publicado em 6 de outubro de 2025 às 11h03.

Última atualização em 6 de outubro de 2025 às 11h21.

A Colômbia lançou oficialmente, nesta segunda-feira, 6, o seu próprio sistema de pagamentos instantâneos, inspirado no Pix brasileiro.

Chamado de Bre-B, a nova iniciativa já atraiu mais de 30 milhões de colombianos, cerca de 76% da população adulta, que se cadastrou para usar o sistema antes mesmo do início das operações.

O sistema vai permitir que os colombianos façam pagamentos e transferências a qualquer hora, sete dias por semana e com depósitos imediatos.

Segundo o Banco da República da Colômbia, os testes do novo modelo de pagamento foram iniciados em 23 de setembro.

O Bre-B permite pagamentos entre pessoas físicas e de pessoa para comércio, usando chaves ou QR codes. Cada usuário pode registrar múltiplas chaves — CPF, e-mail, número de celular ou identificador alfanumérico — que se vinculam à conta ou depósito eletrônico.

Eduardo de Abreu, VP de Produto do Ebanx, uma plataforma de pagamentos que participou do comitê consultivo promovido pelo banco central do país, afirmou que as empresas internacionais já podem passar a oferecer a opção aos clientes.

“O Bre-B tem um potencial enorme para transformar a economia digital da Colômbia, assim como o Pix transformou a do Brasil", disse Abreu.

Hernando Rubio, CEO da MOVii, primeira banktech da América Latina que também participou do desenvolvimento, afirmou que o modelo pode abranger mais cidadãos aos sistemas de pagamento e compras online.

“Muitas dessas pessoas tinham que sacar dinheiro em caixas eletrônicos para fazer compras porque eram tradicionalmente excluídas do sistema financeiro. Agora elas têm uma opção de pagamento que permite que façam compras online, paguem por serviços e tenham acesso à economia digital de maneiras que não eram possíveis antes”, disse Hernando Rubio, CEO da MOVii.

Como funciona o Bre-B?

Segundo a Ebanx, o sistema funciona com uma infraestrutura interoperável, conectando serviços já existentes, como Transfiya e EntreCuentas, a novas soluções como Credibanco e Visionamos.

O Diretório Centralizado (DICE) gerencia os usuários e o Mecanismo Operacional de Liquidação (MOL) garantem a movimentação instantânea dos fundos entre instituições, eliminando riscos e atrasos.

“O maior desafio do Banco de la República foi garantir operação padronizada e universal entre diferentes sistemas. Eles resolveram isso fornecendo e gerenciando dois componentes tecnológicos principais: um diretório centralizado (DICE), que mapeia todos os usuários, e um Mecanismo Operacional de Liquidação (MOL), que move fundos instantaneamente entre as contas das entidades financeiras no Banco Central, eliminando o risco de crédito interbancário e atrasos”, explicou Abreu.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaPIXmeios-de-pagamento

Mais de Mundo

Lula e Trump conversam por vídeo pela 1ª vez; Haddad diz que reunião foi 'positiva'

Rússia derruba 251 drones ucranianos em operação noturna de defesa aérea

'Shutdown': segunda semana de paralisação parcial começa nos EUA

Negociações sobre plano de Trump para Gaza começam nesta segunda no Egito; saiba as propostas