Mundo

Com onda de calor, 3 pessoas morrem na Grécia devido a ventos de até 88 km/h e incêndios florestais

Ventos fortes e temperaturas chegando a 35 °C em algumas regiões alimentaram várias queimadas em território grego, incluindo uma violenta em Keratea

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 8 de agosto de 2025 às 18h33.

Última atualização em 8 de agosto de 2025 às 19h17.

Três pessoas, incluindo dois turistas vietnamitas, morreram na Grécia nesta sexta-feira devido aos fortes ventos que alimentaram incêndios florestais e interromperam as conexões marítimas com as ilhas durante o período de festas. Os turistas vietnamitas morreram na ilha grega de Milos, no Mar Egeu.

"Um homem e uma mulher foram encontrados inconscientes no mar" perto da praia de Sarakiniko em Milos, uma ilha das Cíclades, e "foram levados ao centro de saúde local", disse um oficial da polícia portuária grega à AFP.

— Eram turistas vietnamitas que faziam parte de um grupo em um cruzeiro. A mulher caiu na água e o homem aparentemente tentou salvá-la; ambos morreram — acrescentou, sem dar mais detalhes sobre a causa do acidente.

Incêndios florestais e condições meteorológicas extremas

Rajadas de 88 km/h, soprando principalmente no Mar Egeu, e temperaturas chegando a 35 °C em algumas regiões, alimentaram vários incêndios em território grego, incluindo um violento em Keratea, cerca de 40 km a sudeste de Atenas, segundo as autoridades.

"Infelizmente, o corpo de um idoso foi encontrado" em sua casa destruída por um incêndio em Keratea, anunciou Vassilis Vathrakoyannis, porta-voz do Corpo de Bombeiros, na televisão estatal em Ert à noite.

Combate ao incêndio e evacuações

Mais de 200 bombeiros, apoiados por caminhões-tanque e helicópteros, estavam combatendo o incêndio. "É um incêndio difícil" devido às fortes rajadas de vento, disse Costas Tsigkas, do Corpo de Bombeiros, acrescentando que várias cidades foram evacuadas.

Ventos fortes também interromperam a viagem de dezenas de milhares de turistas, que ficaram presos porque as balsas permaneceram no porto.

Os portos perto de Atenas foram fechados ao tráfego de balsas, exceto aqueles que atendem as ilhas perto do Golfo Sarônico, como Hydra, Egina, Dokos e Spetses, impedindo dezenas de milhares de turistas de viajar no meio do verão.

Acompanhe tudo sobre:Grécia

Mais de Mundo

Mais de um milhão de imigrantes se 'autodeportaram' dos EUA desde o retorno de Trump

Trump ordena que Exército combata cartéis da América Latina

Após meses de impasse, Armênia e Azerbaijão assinam acordo de paz mediado pelos EUA

Plano de ocupar Cidade de Gaza representa uma escalada perigosa, alerta Guterres