Mundo

Conferência de recursos naturais da Unasul é iniciada

Os participantes defendem o desenvolvimento de estratégias conjuntas para fazer com que os benefícios de suas riquezas naturais recaiam sobre seus povos


	O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deu por inaugurada a conferência de técnicos da União de Nações Sul-americanas (Unasul)
 (REUTERS/Enrique De La Osa)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deu por inaugurada a conferência de técnicos da União de Nações Sul-americanas (Unasul) (REUTERS/Enrique De La Osa)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2013 às 07h10.

Caracas - A Conferência de Recursos Naturais e Desenvolvimento Integral da Unasul foi iniciada nesta segunda-feira em Caracas com seus participantes defendendo o desenvolvimento de estratégias conjuntas para fazer com que os benefícios de suas riquezas naturais recaiam sobre seus povos.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deu por inaugurada a conferência de técnicos da União de Nações Sul-americanas (Unasul) após assinalar que "há um mandato" para que os países que conformam o mecanismo construam "uma agenda articuladora a partir da fortaleza dos recursos naturais da região".

Mais tarde, no palácio presidencial de Miraflores, Maduro indicou que esta conferência evidenciava o esforço da Unasul "para buscar uma nova política na constituição da nova geopolítica mundial de defesa, administração e desenvolvimento correto dos recursos naturais na América do Sul".

De acordo com o presidente venezuelano, a região, na qual se encontram as maiores reservas petrolíferas, aqüíferas e de biodiversidade do mundo, está construindo um modelo de articulação com o mundo. "É uma reunião histórica", assegurou o governante.

A conferência, que se estenderá até a próxima quinta-feira com a participação de autoridades, analistas e representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela, também ser assistida pelo presidente do Suriname, Desiré Delano Bouterse e o chanceler do Equador, Eduardo Patiño.

O secretário-geral da Unasul, o venezuelano Alí Rodríguez, assinalou que a América do Sul é "imensamente" rica "para ter 134 milhões de pobres" e, por isso, pediu aos países para aproveitar a riqueza com a qual conta, não só para superar a pobreza, "mas para ir a estádios de desenvolvimento muito superiores".

O evento é realizado nas instalações do Banco Central da Venezuela (BCV) em Caracas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaMeio ambienteVenezuelaUnasul

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher