Mundo

Confirmada denúncia contra ministro Fernando Pimentel

Pimentel é o oitavo ministro da presidente Dilma Rousseff que é acusado de supostas irregularidades desde que ela assumiu o cargo no dia 1º de janeiro de 2011

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2012 às 18h30.

Brasília - A Procuradoria Geral da República (PGR) confirmou nesta quarta-feira a denúncia do Ministério Público de Minas Gerais contra o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, acusado de dispensar a licitação na execução de projetos de vigilância eletrônica quando era prefeito de Belo Horizonte.

Pimentel é o oitavo ministro da presidente Dilma Rousseff que é acusado de supostas irregularidades desde que ela assumiu o cargo no dia 1º de janeiro de 2011, e em todos os casos anteriores as denúncias causaram a renúncia ou cassação dos suspeitos.

A acusação contra Pimentel foi formalizada perante o Supremo Tribunal Federal (STF), que agora deverá analisar se existem provas suficientes para iniciar um processo contra o ministro, que foi prefeito da capital mineira entre 2002 e 2009.

O ministro, além disso, é alvo de uma investigação aberta pela Comissão de Ética da Presidência por suspeitas em relação às atividades privadas que realizou em 2010, após ter deixado o cargo de prefeito e quando trabalhava na campanha de Dilma.

De acordo com a denúncia de vários jornais, em 2010 o agora ministro trabalhou como consultor de várias empresas privadas que depois adquiriram diversos contratos em licitações da Prefeitura de Belo Horizonte, o que poderia ocultar crimes de tráfico de influência.

Pimentel está atualmente no México, para onde viajou ontem com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, para negociar aspectos de um acordo bilateral referente ao comércio de automóveis. 

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilGoverno DilmaSupremo Tribunal Federal (STF)Fernando Pimentel

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher