Mundo

Congresso dos EUA se reúne, mas não age para encerrar paralisação

A paralisação encaminha-se para uma continuidade na próxima semana e pode se arrastar janeiro adentro

Trump: paralisação parcial do governo dos EUA foi provocada pela exigência do presidente por recursos para construir muro (Jim Young/Reuters)

Trump: paralisação parcial do governo dos EUA foi provocada pela exigência do presidente por recursos para construir muro (Jim Young/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 27 de dezembro de 2018 às 20h36.

Washington - Ambas as Casas do Congresso dos Estados Unidos se reuniram por apenas alguns minutos nesta quinta-feira, e não deram nenhum passo para encerrar uma paralisação parcial do governo dos EUA antes de entrar em recesso até a próxima semana.

Demonstrando pouca urgência em debater a paralisação, que entra em seu sexto dia, o Senado e a Câmara de Deputados dos EUA não tomaram nenhuma medida para restabelecer o financiamento de cerca de 20 por cento da máquina estatal afetada.

A paralisação encaminha-se para uma continuidade na próxima semana e pode se arrastar janeiro adentro.

A paralisação parcial do governo dos EUA foi provocada pela exigência de Trump, amplamente rejeitada pelos democratas e por alguns republicanos, de destinar 5 bilhões de dólares em recursos públicos para a construção de um muro na fronteira com o México.

Trump quer que o dinheiro seja incluindo no orçamento que o Congresso deve aprovar para restabelecer o financiamento de diversas agências governamentais, incluindo os departamentos de Segurança Interna, Justiça, Agricultura e Comércio.

No sábado, quando os recursos que já possuem se esgotaram, essas agências interromperam operações "não essenciais". É a terceira paralisação neste ano, embora as duas anteriores tenham sido breves.

"O presidente deixou claro que qualquer projeto para financiar o governo deve financiar adequadamente a segurança nas fronteiras", disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, em um comunicado no qual o muro de Trump não foi mencionado.

Até o momento, a paralisação tem tido um impacto limitado.

Acompanhe tudo sobre:CongressoDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Alemanha vê sinais de avanços na disputa comercial entre UE e EUA

Departamento de Justiça dos EUA alertou Trump sobre citação em arquivos de Epstein, diz jornal

Brasil entra formalmente em ação da ONU contra Israel por genocídio em Gaza

Israel ameaça Gaza com nova escalada se não houver trégua com libertação de reféns