Mundo

Coreia do Sul impede entrada de folhetos na Coreia do Norte

A Coreia do Norte havia ameaçado atacar o vizinho no caso de um lançamento de folhetos de propaganda no país


	Policiais sul-coreanos bloqueiam o avanço dos ativistas com panfletos de propaganda contra a Coreia do Norte: os policiais alegaram razões de segurança
 (Jung Yeon-Je/AFP)

Policiais sul-coreanos bloqueiam o avanço dos ativistas com panfletos de propaganda contra a Coreia do Norte: os policiais alegaram razões de segurança (Jung Yeon-Je/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2012 às 07h32.

Seul - A polícia da Coreia do Sul impediu nesta segunda-feira que um grupo de ativistas lançasse folhetos de propaganda na Coreia do Norte, país que havia ameaçado atacar o vizinho no caso de um lançamento do tipo.

O grupo, formado por refugiados norte-coreanos, pretendia lançar balões com 200.000 folhetos de propaganda sobre a fronteira a partir do parque Imjingak, na cidade de Paju, e reagiram com fúria à decisão do governo de Seul de bloquear a operação.

Policiais impediram a aproximação dos ativistas do parque e alegaram razões de segurança.

"Esta manifestação havia sido autorizada pelo governo. Isto é grotesco", reclamou Park Sang-hak, um dos organizadores do protesto, que acusou o presidente sul-coreano Lee Myung-bak de ceder às pressões norte-coreanas.

Na sexta-feira, o governo da Coreia do Norte, ao tomar conhecimento da operação, ameaçou executar "sem aviso prévio um ataque militar impiedoso" caso verificasse "o menor movimento relacionado a este lançamento".

Os lançamentos de folhetos com balões aerostáticos na Coreia do Norte ficaram suspensos durante 11 anos, mas foram retomados no fim de 2010.

Ativistas lançam sobre a Coreia do Norte folhetos que denunciam o autoritarismo do governo de Pyongyang e pedem aos norte-coreanos que iniciem uma revolta similar à Primavera Árabe.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteÁsiaDiplomaciaCoreia do Sul

Mais de Mundo

Crise no Equador: Noboa decreta estado de exceção após protestos contra o fim do subsídio ao diesel

Secretário do Tesouro dos EUA considera 'possível' acordo com China antes de novembro

Trump elogia rei Charles III antes de viagem ao Reino Unido para visita de Estado

Netanyahu anuncia abertura de 'rotas adicionais' para que civis abandonem a Cidade de Gaza