Mundo

Cuba reafirmará "caráter imutável" do socialismo, diz escritor

Para o intelectual, o governo da ilha pedirá em breve à população que assine um "documento para reafirmar a fidelidade" à revolução realizada por Fidel

Cuba: "nos próximos dias, os cubanos se comprometerão outra vez, por escrito, o caráter imutável do socialismo cubano", disse Montaner (Getty Images)

Cuba: "nos próximos dias, os cubanos se comprometerão outra vez, por escrito, o caráter imutável do socialismo cubano", disse Montaner (Getty Images)

E

EFE

Publicado em 28 de novembro de 2016 às 14h25.

Última atualização em 28 de novembro de 2016 às 14h25.

Miami - O escritor e jornalista cubano Carlos Alberto Montaner disse nesta segunda-feira que o governo da ilha pedirá em breve à população que assine um "documento para reafirmar a fidelidade" à revolução realizada por Fidel Castro.

"Nos próximos dias, aproveitando o funeral e o enterro das cinzas de Fidel, os cubanos se comprometerão outra vez, por escrito, o caráter imutável do socialismo cubano", disse Montaner, presidente do Instituto Interamericano para a Democracia, à Agência Efe.

Na opinião do intelectual, a "cerimônia" transformará em "traição" qualquer tentativa de reforma que trate de "introduzir o pluripartidarismo e o respeito pela opinião diferente na imprensa".

"Se trata de uma manobra 'post-mortem' que mostra até que ponto é falsa a ideia de que esse tipo de caudilho não se importa com sua obra depois nos deixarem. O caudilho deseja se prolongar na prosperidade como aquele imperador chinês que enterrou centenas de soldados de Terracota para continuar brigando durante toda a eternidade", explicou o escritor.

A comunidade cubana de Miami reagiu à morte de Fidel Castro com festas em Little Havana, o bairro da cidade onde estão os exilados que fugiram do país após a revolução de 1959. Os dirigentes do exílio expressaram a confiança de este ser o fim da ditadura.

Acompanhe tudo sobre:MortesCubaFidel Castro

Mais de Mundo

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia

Romênia afirma que drone violou seu espaço aéreo durante ataques russos contra a Ucrânia