Mundo

Curdos se manifestam contra construção entre Turquia e Síria

Centenas de manifestantes curdos tanto da Síria como da Turquia participaram de um protesto contra a construção de um muro fronteiriço


	Refugiados sírios: muro dificulta a relação entre os curdos de ambos os países
 (REUTERS/Umit Bektas)

Refugiados sírios: muro dificulta a relação entre os curdos de ambos os países (REUTERS/Umit Bektas)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2013 às 07h56.

Istambul - Centenas de manifestantes curdos tanto da Síria como da Turquia participaram de um protesto contra a construção de um muro fronteiriço na província turca de Mardin, o qual teria sido erguido para combater o contrabando, mas que, segundo eles, dificulta a relação entre os curdos de ambos os países.

No povoado turco de Nuaybin, os manifestantes presentes no ato foram dispersados pela polícia com uso de canhões de água a pressão e gás lacrimogêneo, informou nesta segunda-feira a imprensa local.

De acordo com a emissora "NTV", a manifestação turca foi liderada por vários deputados do partido pró-curdo Paz e Democracia (BDP), entre eles Erol Dora, primeiro membro cristão do Parlamento turco.

Já do lado sírio, a concentração partiu da cidade de Qamishli e contou com mais de mil curdos do Partido União Democrática (PYD).

O PYD, cujas milícias tomaram o poder nas regiões curdas da Síria desde o início da guerra civil no país, é considerado como a vertente síria do Partido de Trabalhadores de Curdistão (PKK), organização qualificada como terrorista na Turquia e na União Europeia.

Apesar de seus dirigentes terem assegurado que não desejam buscar confrontos com a Turquia, as autoridades de Ancara desconfiam de suas intenções, tanto que a polícia bloqueou a manifestação e dispersou os grupos que se aproximam da cerca com jatos de água a pressão e gás lacrimogêneos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaProtestosProtestos no mundoSíriaTurquia

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'