Mundo

Data do aniversário de Mugabe vira feriado nacional no Zimbábue

Feriado será denonimado Dia Nacional da Juventude Robert Mugabe e sua designação estava planejada desde antes da crise política no país

Robert Mugabe: oficialização do feriado foi publicada no boletim oficial zimbabuano na sexta-feira (Mike Hutchings/Reuters)

Robert Mugabe: oficialização do feriado foi publicada no boletim oficial zimbabuano na sexta-feira (Mike Hutchings/Reuters)

E

EFE

Publicado em 27 de novembro de 2017 às 14h36.

Harare - O Zimbábue transformou o dia 21 de fevereiro, data do aniversário do ex-presidente Robert Mugabe, em feriado nacional, segundo informou nesta segunda-feira o jornal "The Herald".

O feriado será denonimado Dia Nacional da Juventude Robert Mugabe e sua designação estava planejada desde antes da crise política vivida no Zimbábue durante as duas últimas semanas e que acabou com a renúncia do líder ao poder, após 37 anos no comando do país.

A iniciativa tinha sido impulsionada pela juventude da governante União Africana Nacional de Zimbábue-Frente Patriótica (ZANU-PF), partido cofundado por Mugabe.

A oficialização do feriado foi publicada no boletim oficial zimbabuano na sexta-feira, segundo detalhou o "The Herald", ou seja, no mesmo dia que seu sucessor, Emmerson Mnangagwa, assumiu como presidente provisório.

Apesar de considerar que nos últimos anos a política no Zimbábue esteve "envenenada" e garantir com a sua chegada o início de um novo etapa, em seu discurso Mnangagwa teve palavras de reconhecimento para Mugabe, a quem descreveu como um "pai", "mentor", "líder" e "camarada".

Mnangagwa, veterano da guerra de libertação do Zimbábue da mesma forma que Mugabe, serviu como seu vice-presidente até que foi destituído em 6 de novembro entre pressões da primeira-dama, Grace Mugabe, que queria chegar ao poder.

Pouco mais de uma semana depois, as Forças Armadas, com quem Mnangagwa tem um bom vínculo, se rebelaram contra o Governo e confinaram o presidente e sua família.

A crise acabou com o final do "reinado" de quase quatro décadas de Mugabe, abandonado por todos seus aliados históricos, e com a designação de Mnangagwa, conhecido no país como "Crocodilo", para substitui-lo até a realização das eleições presidenciais em 2018.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaZimbábue

Mais de Mundo

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo

Ataque cibernético 'grave e contínuo' atinge Singapura, que acusa China; país nega envolvimento