Mundo

Delegação da Coreia do Sul se reúne com Kim Jong-un

Autoridades do país prestaram homenagens ao ex-ditador Kim Jong-il

A Coreia do Sul espera que as relações melhorem após a morte de Kim Jong-il (KCNA/AFP)

A Coreia do Sul espera que as relações melhorem após a morte de Kim Jong-il (KCNA/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2011 às 12h32.

Seul - Os chefes de duas delegações sul-coreanas se reuniram com o novo líder norte-coreano Kim Jong-un durante uma visita a Pyongyang nesta segunda-feira para prestar sua homenagem ao falecido Kim Jong-il, informou o ministro sul-coreano da Unificação.

Um porta-voz afirmou que Lee Hee-Ho, viúva do ex-presidente sul-coreano Kim Dae-Jung, e a chefe do grupo Hyundai, Hyun Jung-Eun, prestaram seus respeitos ao falecido líder no Palácio Memorial Kumsusan e apresentaram suas condolências a Jong-un.

O ministério não forneceu mais detalhes sobre o encontro, o primeiro entre Jong-un e os visitantes sul-coreanos desde que ele foi proclamado o "grande sucessor" de seu falecido pai.

Lee, de 89 anos, e Hyun, de 56 anos, cruzaram a fortemente protegida fronteira e viajaram por terra à capital do norte nesta segunda-feira.

"Espero que nossa visita ao Norte ajuda a melhoras as relações Norte-Sul", disse Lee antes de cruzar a fronteira com seus assessores.

O governo da Coreia do Sul, que precisa aprovar todos os contatos transfronteiriços, autorizou sua viagem. Kim Dae-Jung e Kim Jong-il realizaram o primeiro encontro entre as duas Coreias em 2000, enquanto a Hyunday foi a pioneira nos projetos de negócios entre as fronteiras.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulDiplomacia

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado