Mundo

Desemprego na Grécia atinge 15,9% no 1º trimestre

Disparada na falta de emprego está ligada à crise econômica no país, que foi forçado a adotar medidas de contenção de gastos e redução de salários

Multidão de pessoas protestam contra medidas fiscais do governo grego e sofrem com desemprego (Pascal Rossignol/Reuters)

Multidão de pessoas protestam contra medidas fiscais do governo grego e sofrem com desemprego (Pascal Rossignol/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2011 às 13h19.

Atenas, Dublin e Londres - A taxa de desemprego na Grécia subiu para 15,9% no primeiro trimestre, informou hoje a agência nacional de estatísticas. No primeiro trimestre do ano passado, o desemprego estava em 11,7% e, no quarto trimestre de 2010, em 14,2%. A disparada do desemprego está ligada à crise econômica no país, que foi forçado a adotar medidas de contenção de gastos e redução de salários.

Também em crise, a Irlanda revisou em baixa a taxa de desemprego de maio, para 14,1%, ante os 14,8% informados no início do mês. A nova estimativa, divulgada hoje, é baseada na Pesquisa Nacional Trimestral de Pessoas Físicas. O escritório nacional de estatísticas também revisou os cálculos para a taxa de desemprego em abril, março e fevereiro para 14% e em janeiro para 14,3%.

Reino Unido

Em outra divulgação do dia, o Escritório para Estatísticas Nacionais do Reino Unido informou que as vendas no varejo recuaram 1,4% em maio, em comparação com abril, a maior queda mensal desde janeiro de 2010. Em bases anuais, as vendas subiram 0,2%. Os dados fracos de maio surgem após as fortes vendas no varejo em abril, que foram impulsionadas pelo clima excepcionalmente quente, pelo casamento real e por um feriado extra. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaPiigsReino UnidoDesempregoGréciaCrise gregaDívida pública

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza