Mundo

Rodada Doha enfrenta barreira intransponíveis a um acordo, diz OMC

A Organização Mundial do Comércio admite que a Rodada Doha de negociações de comércio mundial está fracassando. As barreiras a um acordo são consideradas intransponíveis

A tentativa de chegar a um acordo internacional de livre comércio fracassou, reconhece a OMC (Joern Pollex/Getty Images)

A tentativa de chegar a um acordo internacional de livre comércio fracassou, reconhece a OMC (Joern Pollex/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de abril de 2011 às 13h00.

Genebra - As diferenças que impedem os países de chegarem a um acordo mundial de livre comércio continuam "intransponíveis atualmente", afirmou o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Pascal Lamy, nesta quinta-feira.

Em comunicado, Lamy disse que a Rodada Doha de negociações de comércio mundial corre "sério risco de fracasso" e disse que os membros deveriam usar as próximas semanas para "construir pontes" e reduzir as diferenças.

"Minha franca avaliação é de que nas condições normais de temperatura e pressão um acordo seria alcançável", disse ele, mas acrescentou que as diferenças sobre tarifas industriais em particular estavam "colocando em sérias dúvidas a conclusão da rodada este ano".

Acompanhe tudo sobre:ComércioComércio exteriorDiplomaciaOMC – Organização Mundial do Comércio

Mais de Mundo

Ex-primeira-dama do Peru pede ao STF que impeça prisão ou extradição do Brasil

China questiona barreiras a produtos e adia repasse a Fundo de Florestas

Governo Trump diz ao Congresso que não há plano de ataque contra Venezuela

Após agressão, presidente do México cria plano nacional contra abuso sexual