Mundo

Diretores da Gazprom e Rosneft estarão em lista de sanções

UE elaborou uma lista de 120 a 130 nomes de russos que podem ser afetados por proibições de viagem e congelamento de bens


	Homens armados supostamente russos na Crimeia: bloco concordou nesta semana com um esboço de sanções para punir a Rússia por sua tomada da região ucraniana da Crimeia
 (Vasily Fedosenko/Reuters)

Homens armados supostamente russos na Crimeia: bloco concordou nesta semana com um esboço de sanções para punir a Rússia por sua tomada da região ucraniana da Crimeia (Vasily Fedosenko/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2014 às 14h26.

Bruxelas/Berlim - A União Europeia elaborou uma lista de 120 a 130 nomes de russos que podem ser afetados por proibições de viagem e congelamento de bens, disseram autoridades europeias nesta sexta-feira, e um jornal alemão informou que os presidentes-executivos de duas das maiores empresas russas, Alexei Miller, da Gazprom, e Igor Sechin, da Rosneft, estarão nela.

A Reuters não pôde confirmar de imediato a reportagem do diário Bild, que incluiu Miller e Sechin em uma lista com ministros, autoridades de segurança e assessores do Kremlin.

A lista preliminar descrita à Reuters por autoridades europeias foi formulada por diplomatas com experiência na Rússia e fornecida a autoridades da UE em Bruxelas, que discutirão os nomes e reduzirão a lista antes de uma reunião de ministros das Relações Exteriores na segunda-feira.

O bloco de 28 membros concordou nesta semana com um esboço de sanções para punir a Rússia por sua tomada da região ucraniana da Crimeia, mas ainda tem que finalizar uma lista de selecionados que serão proibidos de visitar a Europa e terão seus bens congelados.

Os ministros das Relações Exteriores devem impor as sanções e autorizar a lista de selecionados na segunda, dia seguinte ao referendo no qual a Crimeia pode ser anexada pela Rússia. Washington também prevê sanções semelhantes e ainda deve publicar sua lista de selecionados.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaUnião EuropeiaRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Trump anuncia que vai classificar Antifa como organização terrorista

Deputados rejeitam vetos de Milei, que acumula derrotas na Argentina

Após mobilização de forças dos EUA, Venezuela realiza exercícios militares em ilha do Caribe

Cuba estima em US$ 7,556 bilhões custo anual das sanções aplicadas pelos EUA