Mundo

Drones, luzes e fogos: França faz show na Torre Eiffel em homenagem ao Brasil no 14 de julho

Espetáculo inédito celebra os dez anos do Acordo de Paris e destaca a cultura brasileira, com foco na Amazônia e na cidade de Belém, sede da COP30

Torre Eiffel iluminada com as cores do Brasil em 5 de junho (Ricardo Stuckert / PR)

Torre Eiffel iluminada com as cores do Brasil em 5 de junho (Ricardo Stuckert / PR)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 14 de julho de 2025 às 12h33.

Última atualização em 14 de julho de 2025 às 12h43.

A França homenageia o Brasil nesta segunda-feira, 14, com um espetáculo inédito de drones, luzes e fogos de artifício na Torre Eiffel, em comemoração à sua festa nacional. O show destaca os dez anos do Acordo de Paris e a temporada cultural cruzada entre os dois países.

O espetáculo acontece entre o Campo de Marte e a esplanada do Trocadéro, nas margens do rio Sena, e contará com mil drones formando imagens aéreas em homenagem à cultura brasileira e ao meio ambiente. A apresentação é gratuita e deve atrair milhares de pessoas à região central de Paris.

A programação oficial começa às 21h (16h em Brasília) com o tradicional Concerto de Paris, que reúne a Orquestra Nacional da França e os coros de Radio France. Às 23h, tem início o show pirotécnico, que será lançado de 120 pontos diferentes — incluindo 80 localizados na própria Torre Eiffel — com duração estimada de 30 minutos.

A direção artística é assinada pelo Grupo F, que promete uma experiência imersiva e tecnológica com efeitos em 360°, LEDs tridimensionais e pirotecnia sincronizada. O espetáculo será dividido em quatro sequências principais e 11 quadros temáticos, incluindo uma homenagem ao Brasil, com destaque para a Amazônia e a cidade de Belém, sede da COP30.

Visita de Lula ao país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o país francês no mês passado, e a Torre Eiffel, em Paris, foi iluminada com as cores verde e amarela, numa referência à presença da delegação nacional no país.

Acompanhe tudo sobre:FrançaBrasilParis (França)Emmanuel MacronGoverno Lula

Mais de Mundo

Trump ameaça tarifa de 100% contra a Rússia em até 50 dias se acordo com Ucrânia não for alcançado

Rússia bombardeia Ucrânia antes de 'grande anúncio' de Trump sobre a guerra no Leste Europeu

Postura moderada do México com Trump é testada por nova ameaça tarifária

Tarifas dos EUA levantam dúvidas sobre futuro industrial do Vietnã