Mundo

Egito aumenta segurança em igrejas para o Natal dos coptas

Dezenas de igrejas e propriedades cristãs foram atacadas em agosto, o mês seguinte à derrubada do presidente Mohamed Mursi pelo Exército


	Membros da Irmandade Muçulmana e apoiadore do presidente deposto do Egito: retórica anticristã de islâmicos se intensificou, e as autoridades estão em alerta por conta da possibilidade de ataques
 (Amr Abdallah Dalsh/Reuters)

Membros da Irmandade Muçulmana e apoiadore do presidente deposto do Egito: retórica anticristã de islâmicos se intensificou, e as autoridades estão em alerta por conta da possibilidade de ataques (Amr Abdallah Dalsh/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2014 às 13h35.

Cairo - Policiais egípcios vão ser enviados para igrejas ao redor do país com ordens de usar munição real para proteger os cristãos coptas durante o feriado de Natal deles, disse nesta segunda-feira o Ministério do Interior.

Dezenas de igrejas e propriedades cristãs foram atacadas em agosto, o mês seguinte à derrubada do presidente Mohamed Mursi pelo Exército.

Desde então, embora maiores retaliações contra cristãos (dez por cento da população egípcia) não terem sido frequentes, a retórica anticristã de islâmicos se intensificou, e as autoridades estão em alerta por conta da possibilidade de ataques.

A relação de Mursi, quando presidente, com a Igreja Copta foi ruim. O papa Tawadros acusou o islâmico presidente eleito, de negligenciar a comunidade. Tawadros apoiou a derrubada de Mursi.

Como parte da repressão contra o movimento islâmico desde a queda de Mursi, o Estado passou a considerar a Irmandade Muçulmana do ex-presidente uma organização terrorista, depois de um atentando suicida contra uma instalação policial no mês passado, pelo qual um grupo extremista assumiu a responsabilidade.

A Irmandade nega ter vínculos com a violência. De cinco a dez policiais estarão em cada igreja coopta, e eles irão impedir que veículos estacionem na área em volta das igrejas, segundo fontes.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaReligiãoEgitoNatal

Mais de Mundo

Israel intensifica preparativos para ofensiva em Gaza

Putin e Trump: mídia russa reage de forma negativa ao encontro de presidentes no Alasca

Venezuela se prepara para reação militar contra os EUA com 4,5 milhões de paramilitares mobilizados

Incerteza sobre aliança com os EUA leva Japão a reabrir debate sobre armas nucleares