Mundo

Eleição presidencial francesa terá 10 candidatos

Pesquisas de opinião indicam que o presidente Nicolas Sarkozy, que é conservador, deve sofrer a acirrada concorrência do socialista François Hollande

Pela direita, concorrerão Marine Le Pen, da Frente Nacional; e Nicolas Dupont-Aignan, do movimento nacionalista Avante República (David Ramos/Getty Images)

Pela direita, concorrerão Marine Le Pen, da Frente Nacional; e Nicolas Dupont-Aignan, do movimento nacionalista Avante República (David Ramos/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2012 às 16h14.

Paris - O Tribunal Constitucional da França divulgou uma lisa de dez candidatos - que vão de trotskistas à extrema direita - aprovados para concorrer à presidência do país.

Pesquisas de opinião indicam que o presidente Nicolas Sarkozy, que é conservador, deve sofrer a acirrada concorrência do socialista François Hollande no pleito de 22 de abril e no segundo turno, que caso aconteça será em 6 de maio.

Além deles, participarão da eleição o independente Jacques Cheminade; Eva Joly, do Partido Verde; Jean-Luc Melenchon, da Frente de Esquerda; Philippe Poutou, do Novo Partido Anticapitalista; e Nathalie Arthaud, do trotskista Luta Operária.

Pela direita, concorrerão Marine Le Pen, da Frente Nacional; e Nicolas Dupont-Aignan, do movimento nacionalista Avante República.

Também vai participar do pleito Francois Bayrou, candidato do centrista Movimento Democrático.

Já o ex-primeiro-ministro Dominique de Villepin e o parlamentar europeu Corinne Lepage não conseguiram reunir as 500 assinaturas de apoio necessárias para participar da eleição.

O anúncio dos candidatos nesta segunda-feira atraiu pouca atenção do público por causa dos disparos que deixaram quatro mortos numa escola judaica no sul da França.

Sarkozy e Hollande correram para o local, onde um homem não identificado matou um rabino e três crianças. A mesma arma usada nos disparos desta segunda-feira foi usada em dois ataques contra paraquedistas militares franceses na semana passada. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaPaíses ricosEuropaFrançaEleições

Mais de Mundo

Governo Trump declara cidades dos Estados Unidos como zona de guerra

Marco Rubio se diz otimista sobre negociações para libertar reféns em Gaza

Trump autoriza envio de soldados a Chicago após juíza bloquear mobilização em Portland

EUA acusa Cuba de enviar 5 mil soldados para reforçar tropas russas na Ucrânia, diz Reuters