Mundo

Empresário é inocentado de espionagem industrial na Itália

Marco Tronchetti Provera, que sempre negou ter cometido qualquer crime, entrou com recurso contra a pena com suspensão condicional de 20 meses de prisão


	Tronchetti Provera comandou a Telecom Italia entre 2001 e 2006: Promotores públicos haviam pedido que a decisão do tribunal anterior fosse mantida
 (Bloomberg)

Tronchetti Provera comandou a Telecom Italia entre 2001 e 2006: Promotores públicos haviam pedido que a decisão do tribunal anterior fosse mantida (Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2015 às 12h12.

Milão - O empresário italiano Marco Tronchetti Provera foi inocentado na quinta-feira no caso sobre suposta espionagem industrial na Telecom Italia no começo da década dos anos 2000.

Tronchetti Provera, que liderou a Telecom Italia de 2001 a 2006 e agora é chairman da Pirelli, tinha sido declarado em julho de 2013 culpado pelo uso de informações roubadas.

O empresário, que sempre negou ter cometido qualquer crime, entrou com recurso contra a pena com suspensão condicional de 20 meses de prisão, e abriu mão de seu direito de se beneficiar do estatuto de limitações da Itália em abril.

"Essa questão tem se arrastado por 10 anos, eu estava confiante de que a verdade iria prevalecer", disse Tronchetti Provera, 67, após ter sido inocentado por um tribunal de recursos de Milão na quinta-feira.

Promotores públicos haviam pedido que a decisão do tribunal anterior fosse mantida.

O caso envolve a suposta compra de dados roubados sobre a atividade de uma agência que estava espionando a Telecom Italia durante uma disputa pelo controle da Brasil Telecom, que foi comprada pela antiga Telemar para dar origem à Oi.

O caso fazia parte de uma investigação mais ampla envolvendo acusações de que ex-funcionários da Telecom Italia teriam espionado personalidades italianas públicas através do roubo de dados sensíveis. Um juiz italiano arquivou o processo no ano passado.

Acompanhe tudo sobre:Empresas abertasEmpresas brasileirasEuropaItáliaPaíses ricosPiigsServiçosTelecomunicações

Mais de Mundo

Tarifas de Trump enfrentam teste na Justiça antes do prazo final de 1º de agosto

Trump anuncia acordo com Coreia do Sul para reduzir tarifa de 25% para 15%

Canadá anuncia intenção de reconhecer o Estado palestino em setembro

No dia do decreto de Trump, Mauro Vieira é chamado para encontro com Rubio pela 1ª vez em Washington