Mundo

Empresas doam bilhões para “Energia Sustentável para Todos”

“Conseguimos angariar mais de 50 bilhões de dólares para atingir as metas da nossa iniciativa até 2030", disse a copresidente da iniciativa da ONU

Placas de energia solar nos EUA: entre as metas do programa está duplicar o uso de energias renováveis no mundo (Getty Images)

Placas de energia solar nos EUA: entre as metas do programa está duplicar o uso de energias renováveis no mundo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2012 às 16h12.

Rio de Janeiro - O copresidente da iniciativa da ONU Energia Sustentável para Todos, Kandeh Yumkella, apresentou nesta quinta-feira (21) à imprensa os resultados das discussões realizadas durante a Rio+20 por um Grupo de Alto Nível constituído por representantes de 50 países, entre membros de governo e empresários.

“Conseguimos angariar mais de 50 bilhões de dólares para atingir as metas da nossa iniciativa até 2030. É um excelente resultado, que nos dá condições de, para além dos debates, arregaçar as mangas e começar a agir no dia 1° de julho, após o término da Rio+20”, comemorou Yumkella.

De acordo com o copresidente, o compromisso público-privado firmado na Conferência beneficiará mais de 1 bilhão de pessoas. “Os óbitos por inalação de ar poluído e fumaça, que atingem principalmente mulheres e crianças pobres, cairão de milhões para zero”, disse Yumkella, que contou que, destes 50 bilhões de dólares angariados para a causa, 4,3 bilhões vieram de empresas brasileiras.

As três principais metas do programa Energia Sustentável para Todos para 2030 são:

- oferecer acesso à eletricidade a todos os habitantes do planeta;

- duplicar, anualmente, de 2 a 3% a eficiência energética e

- duplicar o uso de energias renováveis no mundo, para que aumentem em cerca de 30% sua representação na matriz energética global.

“Essa parceria público-privada que está sendo feita em prol da Energia Sustentável para Todos tem potencial para ser a maior de todos os tempos e, com certeza, será um dos compromissos mais importantes firmados durante a Rio+20”, afirmou Timothy Wirth, presidente da Fundação das Nações Unidas, que também estava presente no evento.

Acompanhe tudo sobre:DoaçõesRio+20Sustentabilidade

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'