Mundo

Entenda mais sobre o caso Assange em números

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, está há mais de três anos e meio na embaixada equatoriana em Londres


	Julian Assange: 13,8 milhões de libras é o valor que custou até agora o dispositivo de segurança em torno da embaixada
 (Neil Hall / Reuters)

Julian Assange: 13,8 milhões de libras é o valor que custou até agora o dispositivo de segurança em torno da embaixada (Neil Hall / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2016 às 10h14.

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, está há mais de três anos e meio na embaixada equatoriana em Londres para evitar sua extradição à Suécia, que exige sua presença para interrogá-lo por um suposto estupro.

Este é o seu caso, em números:

- 1.326 dias na embaixada do Equador em Londres, desde 19 de junho de 2012, quando esgotou todas as opções legais para evitar ser extraditado à Suécia.

- 8,5 milhões são os documentos confidenciais publicados pelo WikiLeaks desde sua criação, em 2006, segundo a mesma organização.

- 35 anos é a pena de prisão para Chelsea Manning, o soldado americano que forneceu documentos oficiais secretos ao WikiLeaks.

- 2 são os filmes sobre o WikiLeaks que estrearam desde que Assange entrou na embaixada: o documentário "Roubamos Segredos - A História do Wikileaks" e "O Quinto Poder", no qual o ator britânico Benedict Cumberbatch interpreta o australiano.

- 18 m² é o tamanho do quarto de Assange no primeiro andar da embaixada, onde dorme, trabalha e faz exercícios em uma esteira que, segundo o The Guardian, foi dada a ele pelo diretor de cinema britânico Ken Loach.

- 13,8 milhões de libras é o valor que custou até agora o dispositivo de segurança em torno da embaixada, segundo um cálculo do WikiLeaks. A polícia admitiu que superava 10 milhões de libras. Em outubro de 2015 a polícia decidiu retirar o dispositivo físico, sem desistir de capturar o australiano se ele deixar a legação diplomática.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPaíses ricosEstados Unidos (EUA)EuropaReino UnidoMetrópoles globaisLondresJulian AssangeWikiLeaks

Mais de Mundo

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação

Venezuela diz que 'ameaças' dos EUA põem em risco estabilidade latino-americana

EUA aceita pedido de consultas do Brasil para negociar tarifaço de Trump na OMC

EUA vai avaliar 'antiamericanismo' de imigrantes que buscam 'green card' e outros benefícios