Mundo

Equador declara emergência migratória por chegada de venezuelanos

País recebe em torno de 4.200 indivíduos por dia, vindos das províncias fronteiriças com Peru e Colômbia

Equador declarou nesta quarta-feira estado de emergência migratória nas províncias fronteiriças com Peru e Colômbia (Nacho Doce/Reuters)

Equador declarou nesta quarta-feira estado de emergência migratória nas províncias fronteiriças com Peru e Colômbia (Nacho Doce/Reuters)

A

AFP

Publicado em 9 de agosto de 2018 às 09h37.

O Equador declarou nesta quarta-feira estado de emergência migratória nas províncias fronteiriças com Peru e Colômbia, diante da chegada em massa de venezuelanos, em torno de 4.200 indivíduos por dia, informou a chancelaria.

O governo equatoriano impôs o "estado de emergência no setor de mobilidade humana" para prestar, com a ajuda de entidades da ONU, uma "urgente atenção aos fluxos migratórios incomuns de venezuelanos" pela fronteira com a Colômbia (norte).

A nota destaca que a emergência envolve as províncias de Carchi (norte, limítrofe com Colômbia), Pichincha (centro andino) e El Oro (sudoeste, limítrofe com Peru).

"O objetivo é estabelecer um plano de contingência, ações e mecanismos necessários para a ajuda humanitária" aos imigrantes venezuelanos, destacou a chancelaria.

O ministro equatoriano das Relações Exteriores, José Valencia, disse no Twitter que "como órgão reitor da política de mobilidade humana decidimos declarar a emergência nas três províncias para garantir a defesa dos direitos através de uma resposta concertada de parte de todo o estado".

https://twitter.com/ValenciaJoseEc/status/1027364004547764225

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaImigraçãoVenezuelaEquadorPeru

Mais de Mundo

A Terra está rachando? 'Ultrassom' revela placa oceânica com rasgos de 5km de profundidade

Trump afirma que não está considerando ataques na Venezuela

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão

Haddad lidera agenda estratégica para financiamento antes da COP30