Mundo

EUA e oito países latino-americanos prometem apoio ao novo presidente boliviano

Além dos EUA, declaração também é assinada por governos da Argentina, Costa Rica, Equador, El Salvador, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Trinidad e Tobago

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 21 de outubro de 2025 às 16h02.

Última atualização em 21 de outubro de 2025 às 16h35.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

Os Estados Unidos e oito países latino-americanos expressaram seu apoio ao novo presidente boliviano, Rodrigo Paz, nesta terça-feira, 21, após sua vitória que consideraram "um rompimento com a má gestão econômica das últimas duas décadas".

Além dos Estados Unidos, a declaração divulgada pelo Departamento de Estado é assinada por Argentina, Costa Rica, Equador, El Salvador, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Trinidad e Tobago.

"Os países signatários estão dispostos a apoiar os esforços do novo governo para estabilizar a economia da Bolívia e abri-la ao mundo, fortalecer suas instituições democráticas e impulsionar o comércio e os investimentos internacionais", afirma o comunicado.

O triunfo da opção de centro-direita "reflete a vontade do povo boliviano de abraçar a mudança e traçar um novo rumo para sua nação e nossa região, indicando um afastamento da má gestão econômica das últimas décadas", acrescentaram os signatários.

Paz, um economista de 58 anos, venceu no domingo, 19, o segundo turno presidencial com 54,5% dos votos contra o ex-presidente de direita Jorge Quiroga, segundo a apuração oficial.

Ele assumirá o governo em 8 de novembro.

Uma das primeiras declaração de Paz após sua vitória foi sua vontade de retomar as relações com Washington, rompidas desde que, em 2008, o esquerdista Evo Morales expulsou o embaixador americano sob a acusação de conspirar com a oposição.

Morales também retirou do país as agências americanas antidrogas (DEA) e de cooperação internacional (USAID).

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Bolívia

Mais de Mundo

Trump descarta reunião com Putin no 'futuro imediato'

Como vivem as cidades onde a IA já comanda tudo — e a carteira virou coisa do passado

Trump adverte que há países dispostos a entrar em Gaza caso Hamas viole plano de paz

EUA e Colômbia buscam 'melhorar' combate às drogas em meio à tensão entre Trump e Petro