Mundo

EUA enviam aviões para retirar diplomatas do Sudão do Sul

O porta-voz do Pentágono, o coronel Steven Warren, declarou que o pessoal foi transferido ao Quênia


	Sudão do Sul: Departamento de Estado anunciou que a embaixada americana nesse país suspendeu suas operações normais "até novo aviso"
 (EBRAHIM HAMID/AFP/Getty Images)

Sudão do Sul: Departamento de Estado anunciou que a embaixada americana nesse país suspendeu suas operações normais "até novo aviso" (EBRAHIM HAMID/AFP/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2013 às 15h52.

Washington - O governo dos Estados Unidos enviou a Juba dois aviões C-130 para a evacuação de 120 diplomatas americanos e de outros países desde Sudão do Sul, informou nesta quarta-feira um porta-voz militar.

O porta-voz do Pentágono, o coronel Steven Warren, declarou que o pessoal foi transferido ao Quênia, e que no Sudão do Sul permanece um pequeno contingente militar dos EUA para a proteção da embaixada em Juba.

O governo americano tinha ordenado ontem a seu pessoal não essencial que deixe o Sudão do Sul "devido à instabilidade política e social em curso" e, por sua parte, o Departamento de Estado recomendou também aos americanos que não viajem para esse país e aos que estão ali agora que "saiam imediatamente".

O Departamento de Estado anunciou que a embaixada americana nesse país suspendeu suas operações normais "até novo aviso" e "não pode proporcionar os serviços consulares rotineiros".

Segundo o ministro da Defesa do Sudão do Sul, Kuol Manyang, os enfrentamentos no país durante os três últimos dias deixaram cerca de 500 mortos, tanto civis como militares. 

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEstados Unidos (EUA)MortesPaíses ricosSudão

Mais de Mundo

Casa Branca argumenta que reconhecer Estado palestino seria uma 'recompensa' ao Hamas

Trump dá prazo de 60 dias para que 17 farmacêuticas reduzam preços de novos medicamentos

Trump definirá novas tarifas até a meia-noite, diz Casa Branca

África registra redução nos casos de mpox, mas detecta nova cepa na RD Congo