Mundo

EUA erram ao manter embargo a Cuba, diz Marina

Segundo a candidata do PV, fim do embargo ajudaria na consolidação da democracia na ilha caribenha

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2011 às 10h03.

São Paulo - A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, disse hoje, em sabatina promovida pelo jornal O Estado de S.Paulo, que o governo dos Estados Unidos erra em manter o embargo econômico a Cuba. "Na hora que cair o bloqueio, vai ajudar na estabelecer a democracia em Cuba. O presidente (Barack) Obama peca em não fazer isso (suspender o bloqueio)", afirmou.

Marina lembrou que o regime cubano antes da revolução era "perverso" e que o país avançou em questões sociais, mas que a democracia precisa se consolidar na ilha. "Não acho que ditadura seja boa pra ninguém", ponderou.

Questionada sobre a relação do Brasil com o Irã, a candidata disse que foi dada atenção demasiada aos iranianos. "Essa aproximação é inoportuna", criticou.

Se eleita, Marina disse que não pautará a política externa do Brasil em afinidades ideológicas. Sobre a Venezuela de Hugo Chávez, a candidata criticou a relação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o colega venezuelano e disse que o regime plebiscitário no país vizinho não favorece a democracia. "Eu não manteria (a relação) como é hoje, ave maria!"

Leia mais notícias sobre Marina Silva

Siga as notícias do site EXAME sobre Eleições 2010 no Twitter

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilPartidos políticosCelebridadesAmérica LatinaCubaEleiçõesMarina SilvaEleições 2010PV — Partido Verde

Mais de Mundo

Escassez de combustíveis afeta distribuição de material para segundo turno na Bolívia

Inflação na Argentina sobe 2,1% em setembro, maior alta desde abril

Trump condiciona apoio a Milei ao resultado da eleição: 'se perder, não seremos generosos'

Madagascar: Entenda a crise que fez presidente fugir do país e terminou em golpe militar